Programa Pró-Parkinson oferece assistência multiprofissional aos pacientes do HC

(Foto: Natália Tavares / Proexc)

Paciente do Programa Pró-Parkinson em atendimento no Hospital das Clínicas

O dia 11 de abril é dedicado à conscientização da Doença de Parkinson, escolhido por ser a data de nascimento de James Parkinson, primeiro médico a pesquisar cientificamente a doença. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 200 mil brasileiros sofrem com essa condição, um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Nessa perspectiva, profissionais de diversas áreas do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), notaram a necessidade de criar um serviço especialmente voltado para essas pessoas. Assim, em 2008, surgiu o Serviço de Atenção ao Paciente com Doença de Parkinson, formado por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, que resultou em um interesse em investigar distintos aspectos da doença. Dessa forma, novas equipes e projetos foram estruturados, atendendo as demandas de cada especialidade.

Em 2012, o ambulatório de Doença de Parkinson do HC/UFPE, antigo e referência em Pernambuco no atendimento médico dos pacientes, formalizou o caráter multidisciplinar das suas ações a partir do registro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), quando o Programa Pró-Parkinson passou a existir oficialmente. O Programa, que integra sete projetos, tem como objetivo promover assistência multiprofissional, além de orientar pacientes, familiares e cuidadores em questões relacionadas aos cuidados necessários em casa. Ademais, também promove pesquisas científicas, pois está vinculado ao grupo de pesquisa “Neurociências e Neurofisiologia Clínica”.

Dentre os projetos que fazem parte do Programa, estão os dos cursos de Medicina e Psicologia. Intitulados “Pró-Parkinson - Neurologia e Clínica Médica” e “Pró-Parkinson - Psicologia”, contribuem tanto na formação dos estudantes, que aprendem a lidar com as dificuldades que esses pacientes apresentam, quanto para um atendimento de qualidade para os pacientes, já que estes possuem ansiedade e, consequentemente, dificuldade de espera. Essa experiência configura uma troca de conhecimento e cuidados. O aluno, mais humanizado, sai preparado para enfrentar situações semelhantes. O paciente, bem cuidado, sai mais feliz.

E este resultado não está limitado a um único projeto. Ezequiel Lima do Nascimento, paciente do Programa, está mais do que satisfeito com o seu tratamento. “Minha saúde bucal, depois que eu comecei a ser acompanhado pelo Pró-Parkinson - Odontologia, mudou totalmente. Hoje eu tenho mais conhecimento da limpeza da escovação e de como faz uma escovação adequada para ter uma qualidade de vida melhor”, conta. Ezequiel também é atendido pelo projeto de Fisioterapia e sabe que os exercícios retardam os sintomas da doença, como o atrofiamento e a rigidez. “Quanto mais exercício a gente fizer, melhor para a saúde da gente”, completa.

O “Pró-Parkinson - Terapia Ocupacional”, assim como os demais projetos, trabalha com os aspectos do Parkinson sob a perspectiva de suas especialidades. Nesse caso, é realizada uma avaliação para identificar qual é a atividade dentro das ocupações da pessoa que está sendo mais prejudicada. Quando um foco é definido, o tratamento é planejado, colocando aquela atividade como meta. “Aí a gente vai trabalhar as habilidades para que aquela ocupação volte a ser executada de forma satisfatória, com menos fadiga, com menos esforço, com melhor desempenho, para promover justamente essa satisfação em fazer sem depender da ajuda de outra pessoa”, explica a professora Danielle Carneiro, do Serviço de Terapia Ocupacional do HC.

Os demais projetos inclusos no Programa dispõem de opções que não são facilmente encontradas em outros locais. O “Pró-Parkinson - Fisioterapia”, por exemplo, que trabalha a Fisioterapia Respiratória e a Fisioterapia Motora, recentemente deu início ao uso de música no tratamento, esperando tornar a atividade o mais prazerosa possível. Já o “Pró-Parkinson - Voz” se preocupa com a alteração vocal que a doença causa, comprometendo a comunicação e interferindo na qualidade de vida do paciente.

(Foto: Nara Cavalcanti / Proexc)

Lançamento da 4ª edição do Manual de Orientações para Pessoas com Doença de Parkinson

Visando estender o alcance de informações e práticas que facilitem o dia a dia desses pacientes, o Programa Pró-Parkinson promoveu, nesta sexta-feira (26), o lançamento da 4ª edição do Manual de Orientações para Pessoas com Doença de Parkinson, com coordenação de Maria das Graças W. de Sales Coriolano, do Departamento de Anatomia Humana da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Devido ao recente acréscimo do curso de Nutrição ao Programa, o Manual não conta com informações sobre a área, mas novos materiais serão publicados posteriormente. A ideia é oferecer cuidados básicos e em educação para a saúde do paciente com Doença de Parkinson do HC/UFPE, através de acompanhamento e orientações dos alunos e profissionais.

Pró-Parkinson
Data da última modificação: 29/04/2019, 10:46