Programa Mãos Solidárias na comunidade: agentes populares no apoio à comunidades em meio à pandemia; Confira a cartilha do projeto

O Programa de Extensão “Mãos Solidárias na Comunidade: a Universidade na promoção de direitos no contexto da pandemia e pós-pandemia”atendeu ao chamado do Edital 03/2020 da Pró-Reitoria de Extensão dentro do Plano de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 traçado pela UFPE. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta à pandemia da COVID-19 em aglomerados urbanos com pouca infraestrutura e também diminuir os impactos sociais, econômicos, ambientais e sanitários da mesma.

O Programa envolve dois Projetos de Extensão “Agente Popular de Saúde” e “Mãos Solidárias e Periferia Viva – a Universidade no enfrentamento à Covid-19 e em defesa da vida do povo” e é uma estratégia das Campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva em parceria com a UFPE. Em meio à suas atividades, o programa também vem dialogando com os projetos em desenvolvimento na Radio Paulo Freire e TV Universitária, integrando os diversos esforços da Universidade para o Enfrentamento da Pandemia em PE.

As ações estão sendo desenvolvidas no Recife e Região Metropolitana, além do Interior do Estado com a formação dos Agentes Populares de Saúde. Atualmente já são 12 Turmas Finalizadas; 16 Turmas em Andamento; e 35 Turmas em Articulação em todo o estado, estimando uma população diretamente atendida de 15 mil famílias e 60 mil pessoas.

A Campanha do Mãos Solidárias surgiu a partir da articulação de diferentes movimentos sociais do campo e cidade, Frente Brasil Popular, Arquidiocese de Recife e Olinda e Unificados pela População de Rua, inicialmente com distribuição de refeições no Marmita Solidária, para a população em situação de rua no Armazém do Campo do Recife, chegando até o momento a 220 mil marmitas distribuídas.

Paralelo a essa ação acontece também o projeto Máscaras Solidárias, envolvendo 200 costureiras voluntárias, que tanto costuram para os voluntários do Marmita Solidária, para a população em situação de rua, e agora, para subsidiar os trabalhos das Agentes Populares de Saúde.

Os Agentes Populares de Saúde são moradores da própria comunidade que, de forma voluntária, se disponibilizam a uma formação de 20 horas, dividida em três módulos, que visa o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, costurando uma rede de solidariedade ativa nas periferias onde a desigualdade social se intensificou. Acompanha os moradores de sua rua, visitando família a família, sem entrar na casa, mantendo distância de pelo menos 1,5 metros. Verificar as necessidades de alimento, material de higiene pessoal, máscaras e renda para priorizar a entrega das doações de cestas básicas e produtos agroecológicos da reforma agrária, além de articular assessoria popular para acesso ao auxílio emergencial.

A UFPE é parceira da Campanha Mãos Solidárias, garantindo certificação do curso de Agentes Populares de Saúde, envolvendo docentes no Marmita Solidária, na produção da cartilha de formação dos Agentes, na produção de conteúdo crítico de comunicação popular, contribuindo para a nacionalização da proposta. Atualmente o Programa de extensão conta com 15 docentes dos três campi da UFPE, 56 estudantes de 19 graduações, entre bolsistas e voluntários, atuando diretamente nas brigadas de saúde, direitos, comunicação, renda e trabalho e bancos de alimentos seja nos bairros onde os Agentes Populares de Saúde estão atuando, seja nos bairros onde os estudantes residem, inserindo a Universidade na realidade das comunidades e dos estudantes. É a UFPE junto do Povo, cuidando do Povo.

Mais informações:

Coordenação do Programa