Programa Fora da Curva comunica através do rádio temáticas excluídas pela grande mídia

Os sistemas de comunicação no Brasil têm inerentemente ao seu funcionamento o dever de atuar em atendimento à sociedade. Dever este que nem sempre é cumprido pelos sistemas privados, que defendem interesses internos e manutenção da sua hegemonia. Segundo dados do mercado de rádio de 2009 quase 80% das emissoras privadas brasileiras estavam sob o domínio de políticos, religiosos e empresários alinhados com esses dois segmentos, evidenciando a necessidade da comunicação pública comprometida unicamente com o propósito de informar a comunidade.

Neste cenário surge o projeto de extensão “Programa Fora da Curva”, coordenado pelos professores Adriana Santana, Bruno Nogueira, Ana Veloso, Cecília Almeida, Paula Reis e Yvana Fechine, com equipe de docentes e discentes de Comunicação Social e Sociologia, além de parceiros da sociedade civil organizada, como o Centro das Mulheres do Cabo, o SOS Corpo, o Centro de Cultura Luís Freire e a Marco Zero Conteúdo. O programa tem o objetivo de trazer um jornalismo independente, focado em temáticas excluídas pela grande mídia brasileira e que são de grande relevância para a população. Vai ao ar na Rádio Universitária FM, 99.9 MHz, com retransmissão também pela Rádio Universitária Paulo Freire AM, 820 KHz com streaming pelo Facebook (página do programa e página da Universitária FM).

Devido à pandemia da Covid-19 o programa está focado em temas relacionadas à doença, com programação para toda semana trazendo entrevistas, lives, debates e podcasts. Analisando as situações de um ponto de vista crítico, inclusivo e plural, sem deixar de lado seu formato cativante. Os podcasts estão disponíveis nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, e Anchor. E as transmissões do programa estão disponibilizadas no Facebook e Youtube.

Para ficar ligado na programação e novidades do Fora da Curva acesse:

Instagram - @programaforadacurva

Facebook - @programaforadacurva