Notícias Notícias

Voltar

Programa de Extensão do PET-Letras/ UFPE leva debates sobre linguagem para além da Universidade

A linguagem humana é tema de debates dentro e fora das instituições de ensino ao redor do mundo. Envolvendo práticas das mais variadas, como a literatura, artes plásticas, línguas naturais e artificiais, a linguagem é um dos componentes fundamentais para a vida em sociedade. 

Pensando na importância que é fomentar discussões acerca do tema, dentro e fora da Universidade, o “Programa de Extensão do PET-Letras/UFPE” desenvolve projetos para a ampliação de conteúdos trabalhados nas disciplinas dos cursos de Letras (minicursos, eventos, debates etc.) e, ainda, para o debate de propostas teórico-metodológicas alternativas que auxiliam no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas. Os alunos dos cinco cursos de Licenciatura do Departamento de Letras da UFPE atuam ativamente no processo, tornando-se protagonistas das ações e contribuindo para sua formação acadêmica e social.  

Um desses projetos vinculados ao programa é o “Parafraseando”, um canal de YouTube bilíngue (Libras/Português) aberto ao público, que se apresenta como uma plataforma de divulgação científica para pessoas interessadas em língua, literatura, educação e/ou conhecimentos que circulam na universidade pública. Para promover a inclusão de pessoas surdas, o canal promove a tradução em Libras nos podcasts e nos outros conteúdos produzidos pela Parafraseando. É possível acessá-los nas plataformas do Spotify, Castbox e YouTube.

Para integrar no programa é necessário ser graduando dos cursos de Letras da UFPE, mas se ficou interessado e quer conhecer mais sobre as atividades promovidas, é só visitar a redes sociais do PET-Letras:

Instagram: @petletrasufpe
Facebook: PET Letras - UFPE
Youtube: Parafraseando
Spotify: https://bit.ly/spotifyparafraseando
Castbox: https://bit.ly/castboxparafraseando
E-mail: ufpepetletras@gmail.com

Data da última modificação: 26/06/2020, 15:24