PROExC forma comissão para trabalhar na regulamentação da preservação de museus, acervos e coleções da UFPE

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExc), a partir de uma reunião realizada no último dia 06 de outubro, no Centro Cultural Benfica, formou uma comissão temporária para trabalhar em torno das demandas geradas pelos museus, coleções científicas e galerias de arte que funcionam no âmbito da UFPE.

Liderada pela Diretoria de Cultura da PROExC, a reunião reuniu um grupo formado por docentes e técnicos da UFPE, que indicaram a professora Emanuela Ribeiro e a museóloga Penélope Bósio como presidente e vice presidente, respectivamente. A comissão conta com, ao todo, dez membros.

A iniciativa é um desdobramento de uma reunião realizada com o reitor Anísio Brasileiro, no último mês de maio, na qual ficou evidenciada, pelo mesmo, a relevância do tema e a necessidade institucionalizar uma regulamentação para a preservação desses espaços e coleções na gestão da Universidade.

A proposta é que a comissão, a ser designada através de portaria pela PROExC, trabalhe ao longo de até 180 dias numa proposta de resolução, regulamentando as demandas particulares em torno do tema, a ser submetida à aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE.

Na reunião, o grupo entendeu ainda a importância de ter representantes da Propesq, Pracad e Procit, além da PROExC, considerando a transversalidade dos temas atravessam as realidades dos museus, coleções, galerias de arte e acervos.