Notícias Notícias

Voltar

Pró-Parkinson Odontologia realiza telemonitoramento da saúde bucal de pessoas com Parkinson durante a pandemia

Foto: Unsplash

Durante a atual pandemia, muitas pessoas se viram impossibilitadas de dar prosseguimento a acompanhamento de saúde por conta da necessidade de distanciamento social. 

Visando dar continuidade do acompanhamento odontológico a seu público-alvo, os indivíduos com a doença de Parkinson, o programa de extensão Pró-Parkinson realiza o projeto Pró-Parkinson Odontologia: monitoramento da saúde bucal em tempos de Covid-19, que busca oferecer apoio odontológico remoto a essas pessoas.

Através do Google Meet e outros meios de comunicação à distância pela internet, a equipe do projeto dá suporte a pacientes com doença de Parkinson da associação de Parkinson de Pernambuco na área odontológica. 

São fornecidas através comunicação remota avaliações sobre as condições de saúde bucal dos pacientes e também orientações sobre higiene bucal e aparelhos protéticos. Em caso de urgência, os pacientes são encaminhados para a unidade de atenção básica de saúde mais próximas de sua casa.

Ao oferecer esses serviços de forma remota, o projeto dá apoio à saúde bucal dos pacientes sem que seu deslocamento até um consultório seja necessário, diminuindo assim a chance de contágio pelo novo coronavírus. 

O Pró-Parkinson Odontologia serve ainda uma importante função ligada ao aprendizado dos alunos participantes, permitindo que eles tenham mais informações e experiência em relação à questões relativas à saúde bucal dos indivíduos com Parkinson. 

O projeto é uma iniciativa do “Programa Pró-Parkinson: Assistência Multiprofissional e Orientações para o Domicílio de Pessoas com Doença de Parkinson e seus Cuidadores”. Para mais informações, acesse o Instagram do programa (@proparkinsonufpe) e também seu site: www.proparkinson.wordpress.com

 

Data da última modificação: 08/09/2020, 11:45