O Centro Cultural Benfica é o lugar onde arte e cultura se encontram

Foto: Divulgação

Um casarão amarelo no bairro da Madalena, próximo ao centro da cidade do Recife (PE), abriga um dos mais importantes pontos culturais da capital pernambucana. É o Centro Cultural Benfica, espaço extensionista pertencente à Universidade Federal de Pernambuco dedicado à cultura e ao patrimônio artístico. A história da construção desse edifício começa desde o século XIX, mas, foi a partir da década de 50 que a UFPE adquiriu o espaço. Até 1976, era lá que aconteciam as atividades da Escola de Música vinculada à antiga Escola de Belas Artes de Pernambuco. Em 2001, o Centro Cultural Benfica foi criado e deu novas possibilidades ao casarão.

A partir daquele momento, o local passou a abrigar diversas instituições que compõe o Centro: o Teatro Joaquim Cardozo, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e o Acervo Museológico Universitário, que conta com uma coleção de obras de cerâmica da UFPE e obras de arte de grandes mestres da pintura. A agenda do Centro Cultural Benfica oferece ao público uma programação de espetáculos cênicos e musicais, exposições, oficinas, cursos e debates. Ao longo do ano, também são realizados eventos como lançamentos de livros, projeções de filmes, seminários e palestras.

Com a perspectiva de que a extensão universitária está sempre ligada à cultura, as atividades realizadas buscam apoiar e dar visibilidade a todas as iniciativas que caminhem pelo campo das linguagens artísticas, do patrimônio e da memória, sobretudo aquelas que tem o protagonismo dos estudantes de graduação, mas também de artistas que não fazem parte da comunidade acadêmica. Luís Reis, diretor de cultura da UFPE, explica que “a cultura no âmbito da universidade é sobretudo uma oportunidade de formação, formação num sentido muito amplo para quem está dentro da comunidade acadêmica e pra quem está  fora da comunidade acadêmica.”

É por meio de editais abertos pela Proexc que as atividades realizadas no centro acontecem. Talles Colatino, jornalista e produtor do Centro Cultural Benfica, ressalta a importância dessa dinâmica, afirma que a renovação desse instrumento é uma contrapartida para artistas, professores de arte e estudantes. Dois desses estão com lançamento previsto para 2019: o Edital de Criação Artística e o Edital de Memória e Patrimônio. Para a ocupação do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), está programada uma exposição em parceria com o Acervo Museológico do Benfica que abordará a temática “tradição”, em sintonia com a Semana de Museus.

O Teatro Joaquim Cardozo

O Teatro Joaquim Cardozo foi inaugurado em 1980, nele são apresentados espetáculos dos mais variados temas. Como explica Milena Marques, atriz e produtora do Centro Cultural Benfica, assim como as demais atividades que são realizadas no Centro, a ocupação do teatro acontece através de um edital aberto à comunidade em geral e a comunidade acadêmica. No início de cada ano, são apresentados espetáculos resultantes das disciplinas do Departamento de Teoria da Arte da UFPE, onde estão os cursos de licenciatura em Teatro e em Dança. Posteriormente, no segundo semestre, procura-se acolher espetáculos produzidos por artistas externos à universidade. Um deles foi a I Mostra Théatron - Exercícios de Olhar, que aconteceu em novembro de 2018 e foi composta por espetáculos voltados para a formação do espectador, a previsão é que a segunda edição da mostra aconteça neste ano.

Foto: Maria Clara Carneiro

Ensaio para o espetáculo “Sempre é tempo”, encenado por participantes da Oficina de Iniciação Teatral para Terceira Idade

Nesse espaço são realizados cursos, em 2018, foram formadas turmas de Iniciação Teatral e Teatro Avançado para Idosos e de Iniciação Teatral Intergeracional, com foco nas especificidades da faixa etária de cada participante.  O Teatro Joaquim Cardozo também é um espaço de pesquisa, é lá que as atividades do Núcleo de Pesquisa em Teatro para a Infância (NUPET) e o Núcleo de Estudo em Teatro na Terceira Idade acontecem.

Com a missão de difundir a arte e promover a cultura, o Centro Cultural Benfica está de portas abertas para a sociedade! Confira aqui o vídeo e saiba um pouco mais sobre.

Centro Cultural Benfica/Teatro Joaquim Cardozo/IAC
Rua Benfica, 157 – Madalena