Notícias Notícias

Voltar

Núcleo de Estudos Afrobrasileiros realiza evento em comemoração do seu VI aniversário

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) comemora 6 anos de atuação na Universidade Federal de Pernambuco/UFPE com atividades que iniciam no próximo dia 23 de Março.

Entre a programação, a discussão acerca das ações afirmativas das NEABs nas Universidades e sobre as fraudes nas cotas, além do Sarau da Liberdade e o Projeto Noel Rosa, pretendem reforçar a importância do fortalecimento da negritude no ambiente acadêmico e o compromisso do NEAB na luta contra todos os tipos de preconceitos e discriminações.

A questão das Fraudes nas cotas para o ingresso nas universidades será o tema da palestra no dia 26. No Brasil, a lei 12.711, que estabeleceu as cotas, em 2012, garante que 50% das matrículas realizadas nas instituições de ensino superior sejam de alunos oriundos integralmente do ensino médio público.  O critério para seleção é a  autodeclaração étnica, mesmo procedimento que se aplica nos censos e pesquisas populacionais, quando se delega aos candidatos a uma vaga, declararem sua condição. 

O tema vem sendo objeto de discussões e denúncias por parte de coletivos de alunos em diferentes partes do país na medida em que as suspeitas de fraude se avolumaram nas universidades públicas, a exemplo da UnB, UFRGS , UFMG e UFPel.

 

Programação

23/03/2018

15h 
Anfiteatro Iracema Pires, Sala 12 do CE/UFPE 
Mesa redonda: 
As ações afirmativas e o papel dos NEABs nas Universidades. Participação dos representantes 
dos NEABs de Pernambuco.

18h
Hall do CE 
Sarau da liberdade
Convidadxs: Allan Sales, 
Suh Amorim e Odailta Alves

26/03/2018

14h
Anfiteatro Iracema Pires, Sala 12 do CE/UFPE
Palestra: 
Cotas e fraudes nas universidades 
Palestrante: Prof. Dr. José Jorge de Carvalho / UNB

19h
Projeto Noel Rosa
Grupo: Tempos Idos
Local: Hall do Centro de Educação

 

Mais informações
neab.ufpe@gmail.com

 
Data da última modificação: 26/03/2018, 11:45