Notícias Notícias

Voltar

No Bairro Tem! expande e busca atender negócios de todo Pernambuco

Genuinamente pernambucano e desenvolvido por professores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco, o Projeto No Bairro Tem! agora tem cobertura em todas as cidades do estado. Com dois meses, desde a sua criação no final de março, e mais de 3 mil negócios cadastrados, a iniciativa tem conectado pequenos negócios e consumidores de maneira gratuita e colaborativa. “Os empreendedores cadastram seus negócios, os consumidores buscam e encontram o que precisam e ainda ajudam a estimular a economia do seu bairro”, explica o professor Fábio Mascarenhas, coordenador geral do Projeto. O momento é de expansão para outras regiões pernambucanas, como a região do São Francisco, Agreste, Zona da Mata e Sertão, que também têm força com seu empreendedorismo local.

Com a expansão para as demais regiões de Pernambuco, a Plataforma também traz novidades em suas funcionalidades. A partir do seu cadastro, o empreendedor poderá incluir mais de um empreendimento, com promoções, links para suas redes sociais digitais e ainda tem direito a uma página com URL (endereço na internet), exclusiva para cada um dos seus negócios, que pode ser compartilhada da maneira mais conveniente com todos os clientes. Ao se cadastrarem, comerciantes e prestadores de serviços receberão automaticamente uma mensagem no celular com a senha provisória de acesso e poderão incluir e alterar os dados dos seus negócios sempre que desejarem. “A Plataforma é construída por todos, colaboradores do Projeto e donos de pequenos negócios, cada cadastro realizado soma e, automaticamente, se torna informação para os consumidores que precisam dos produtos ou serviços oferecidos”, destaca Reginaldo Neto, coordenador técnico do Projeto. O cliente que utiliza a Plataforma conta, também, com um sistema de busca por geolocalização, que permite identificar o posicionamento do usuário, ordenando o resultado por negócios que estejam mais próximos a ele.

Com um comércio local de importância reconhecida, os pequenos comerciantes do interior vêm contribuindo neste período de crise econômica para que a engrenagem da economia se mantenha em movimento. Agora, diante dos reflexos da pandemia atingindo diversos segmentos da sociedade, com a transmissão da Covid-19 alcançando a maior parte das cidades pernambucanas, os micro negócios estão desenvolvendo esforço extra para se manterem ativos. Desse modo, o Projeto No Bairro Tem! é uma iniciativa importante de Transformação Digital para esses negócios locais, pois, além de permitir a inserção no mundo das vendas online, busca o fortalecimento de pilares focados na tecnologia, como a produção de conteúdos e realização de conversas nas redes sociais, sobre temas como marketing, vendas, presença digital, entre outros.

Uma das preocupações do No Bairro Tem! é atender às necessidades desses grupos, empreendedores e clientes, oferecendo os melhores recursos e um atendimento personalizado. Para isso, todos os usuários da Plataforma, empreendedores cadastrados e consumidores, contam ainda com uma equipe, que responde diariamente a todas as mensagens recebidas por e-mail ou pelas redes sociais do Projeto. “Muita gente nos procura para contar que fez o cadastro, agradece e pede ajuda na divulgação de seus negócios, então é um trabalho cuidadoso de acolhimento e divulgação para não deixar ninguém sem resposta”, conta Tatyane Cruz, responsável pela equipe de atendimento online, que é uma característica forte da iniciativa, todas as mensagens são lidas e atendidas pontualmente. 

Embora tenha surgido em um momento de isolamento devido à pandemia, a proposta do Projeto transpõe esse cuidado necessário e, mesmo após o período de distanciamento social, visa perpetuar a ligação entre donos de pequenos negócios e seus clientes. “Nem todo segmento comercial está nos aplicativos de inserção global, como boa parte dos comerciantes e prestadores de serviços de bairros, então o projeto visa divulgar esses negócios sem cobrança de mensalidades e taxas”, conta Mascarenhas. A ideia é interligar os empreendedores de bairro com os recursos tecnológicos e cooperar para que eles estabeleçam sua presença digital de maneira democrática e acessível.

O site pode ser acessado através de qualquer dispositivo (smartphones, tablets, computadores, smart TV) conectado à internet e o objetivo é que usuários – comerciantes, prestadores de serviços e consumidores – encontrem na plataforma um meio de estarem próximos e se ajudarem, gerando impacto socioeconômico e fortalecendo a dinâmica da economia de bairro e os princípios de economia solidária em uma nova dinâmica de consumo. No Bairro Tem! é um projeto que visa entregar à sociedade, de forma solidária, o conhecimento desenvolvido no ambiente acadêmico. “O Projeto é um grande laboratório de análises, experimentações e proposições de ideias. O que temos hoje na Plataforma resulta de debates virtuais entre os integrantes, que buscam aperfeiçoar o serviço a partir de estudos relacionados ao desenvolvimento de sistemas, organização da informação, usabilidade de sistemas, formulação de indicadores, entre outros temas de pesquisa”, conclui Mascarenhas.

O Projeto – A idealização da Plataforma foi fruto de um diálogo entre professor e aluno. Mascarenhas lançou a ideia para Reginaldo Neto, coordenador técnico do Projeto, e juntos viram a oportunidade de apoiar os pequenos negócios por conta do confinamento em razão do novo coronavírus (Covid-19). “Percebemos que alguns comerciantes divulgavam seus produtos individualmente ou em grupos, como no WhatsApp, mas as informações estavam muito dispersas. Então, no dia 25 de março, tivemos a ideia de reunir esse conteúdo em pouco tempo e com poucos recursos. Já no dia 30 de março, o site estava no ar com alguns negócios cadastrados”, relembra Mascarenhas.

Devido à ação de atenuar as consequências da disseminação da Covid-19, o Projeto atualmente conta com o apoio da ProExC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE). Há, ainda, a colaboração de alunos de cursos de outros departamentos, como Comunicação Social, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação e, também, da assistência voluntária de um desenvolvedor web que mora em Portugal. Em 09 de junho, dois meses e uma semana após a ideia, a Plataforma conta com 3.020 negócios cadastrados, mais de 30 colaboradores, entre voluntários e bolsistas, e mais de 102 mil acessos.

Mais informações:
Site: www.nobairrotem.com.br
Instagram e Twitter: @nobairrotem
Facebook: https://www.facebook.com/nobairrotem.com.br

Data da última modificação: 09/06/2020, 18:08