Notícias Notícias

Voltar

NEMIP dá início ao segundo módulo do curso “Desafios da inclusão de crianças com deficiência na educação básica”

A formação segue até amanhã (25).

Da ASCOM - Prefeitura de Sertânia

A UFPE, por meio do Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (NEMIP), deu início ao segundo módulo do curso “Desafios da inclusão de crianças com deficiência na educação básica”. A iniciativa acontece na Sala de Formação Paulo Freire, onde estão participando professores da rede municipal da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e mediadores de aprendizagem.

O objetivo da ação é ampliar o debate sobre ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência. Está na ementa do curso o uso do sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e com deficiência intelectual; a importância da audiodescrição de eventos visuais para inclusão comunicacional, social e educacional de pessoas com deficiência visual, entre outros assuntos. A proposta é construir um Plano de Desenvolvimento Individualizado.

As duas turmas, que recebem 20 alunos cada, são comandadas pelos professores doutores Ernani Nunes Ribeiro (Lic. Em Ciência Biológicas/CAV/UFPE) e Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima (Departamento de inclusão e educação da UFPE).

O segundo módulo teve início na última segunda-feira (21) e estiveram presentes na cerimônia de abertura: a Secretaria de Educação, Simoni Laet; diretor de extensão da Proexc e coordenador do NEMIP, professor Flavio José; articulador do NEMIP, Marivaldo Omena; e Secretária Executiva de Educação, Dionice Pereira. A formação segue até esta sexta-feira (25).

Desde que foi inaugurado, o Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó tem investido na qualificação da população local, inclusive, dos servidores municipais. A parceria com a Prefeitura tem permitido a realização de cursos que geram um serviço mais qualificado e humanizado aos sertanienses.