Mostra “[art]igo” propõe debate sobre o sincretismo entre arte e ciência

A exposição “[art]igo”, dos estudantes de graduação em Artes Visuais Rafael Vascon e Silvia Tereza, está em cartaz na Galeria Capibaribe, situada no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco. A obra de arte contemporânea, que teve curadoria da professora Renata Wilner, utiliza do espaço da galeria para uma instalação que expõe diversos trabalhos acadêmicos em molduras e espalhados cumulativamente pelo chão.

“‘[art]igo’ é uma exposição que é obra, em vez de obra exposta. Metalinguagem da ação expositiva e do texto acadêmico como lugar de exposição”, provoca o texto de curadoria, elaborado por Renata, Rafael e Silvia, fomentando uma crítica ao rigor acadêmico universitário e convidando os visitantes a pensar até onde pode ir o sincretismo entre a arte e ciência. “O formato emoldurado por normas da ABNT dá conta da produção inovadora na teoria da arte?” e “um projeto artístico que rompe com as barreiras léxicas da ciência tem a mesma legitimidade na universidade que um artigo científico?”, são alguns dos questionamentos que a obra procura suscitar.

A mostra também funcionará como um site specific, um tipo de exposição que abriga diversas performances e eventos que irão acontecer na galeria durante o tempo que a obra estiver em cartaz. “[art]igo” contará com uma roda de conversa com os professores Murilo Silveira e Maria Bethânia no dia 14 de Junho, das 09h às 12h. A oficina “Matriz Inversa”, dos artistas Silvia Tereza e João Vicente, acontecerá no dia 9 de junho às 14h e performances como “Atmofesra Colorida”, de Renata Oliveira, às 18h do dia 16 de junho. Ainda acontecerão experimentos de mediação, que vão estabelecer maior contato com a obra, como “CTRL+C CTRL+V”, de Alice Moreira, Silvia Bloise e Thaes Arruda, que ocorrerá no dia 02 de junho às 14h, e apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes Cecília Galindo, Ariana Nuala e Rafael Vascon. A programação completa do site specific na página do Facebook: https://goo.gl/PTTlMg.

Mais de 16 alunos ficaram responsáveis pela mediação da obra e 11 participaram de sua expografia e montagem. Trinta e um estudantes doaram os artigos científicos, resenhas, críticas, ensaios entre outras formas de produção de conhecimento acadêmico expostos.

A exposição “[art]igo” ficará em cartaz até o dia 23 de junho. A Galeria Capibaribe é situada no hall do CAC e seu horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

laboratoriogaleria@gmail.com

Data da última modificação: 25/05/2017, 14:30