Notícias Notícias

Voltar

Livro sobre a dramaturgia de João Denys é lançado no Benfica

 

O amor ao teatro conectou a via que ligou uma pesquisa acadêmica e a dramaturgia – e em cada um desses pontos de partidas (ou seriam de chegadas?) havia um João. Um deles é o ator e pesquisador João Augusto Lira, que durante os quatro anos do seu doutoramento em Teoria da Literatura na UFPE, se dedicou a refletir a obra dramática de João Denys, um polivalente na área das artes cênicas e professor da mesma instituição. O resultado nessa trajetória de encontros culminou no livro “A poética do grito e geografia da vertigem: um olha sobre a dramaturgia de João Denys”, que Lira lança nestaquarta-feira (26), às 20h, no Centro Cultural Benfica da UFPE.

Na obra, Lira analisa a literatura dramática de Denys a partir da representação ficcional do sertão nordestino nas suas produções. Rudimar Costâncio, autor da apresentação do livro, destaca a importância de um estudo sobre a dramaturgia de Denys como forma de reflexão sobre os signos e símbolos do homem e da mulher do nordeste.  “Este livro nos remete a uma reflexão contemporânea da dramaturgia nordestina, brasileira e sem fronteiras. É assim que aparece a obra de Denys nessa narrativa tão bem construída. E nos leva ao mundo de personagens emblemáticos, que se negaram a serem caricaturas ou encantados do folclore do Nordeste, e, muito menos, serem inseridos em uma padronização memorialista, porém nos insere num universo mágico/ficcional e real da história humana”, avalia Costâncio.

Além da sessão de autógrafos, o evento de lançamento contará com uma leitura dramatizada, no formato leitura-recital, com a participação do cantador e violinista Lucas Oliveira e dos atores Maria Oliveira, Sônia Bierbard, Jorge Clésio e o próprio João Augusto Lira, interpretando textos que compõem a trilogia do Drama Seco, de Denys. O livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), estará à venda no local.

 

Mais informações

Centro Cultural Benfica

(81) 2126 7387

Data da última modificação: 26/09/2018, 11:40