Notícias Notícias

Voltar

Jaleco Solidário: produção de EPIs em tempos de isolamento

Em decorrência da atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e de sua larga escala de transmissão, fica evidente a importância e necessidade da criação de estratégias sociais para que haja a minimização do risco de contágio, principalmente de profissionais da área da saúde. No entanto, com o alto índice de contaminação, todos os dias é relatado pela mídia brasileira a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o papel de resguardar a integridade física desses profissionais que atuam ativamente no combate do vírus. 

Levando em conta essa problemática, o Técnico-Administrativo da UFPE, Wagner de Lima Cordeiro, junto com uma equipe formada por estudantes de cursos de saúde e Educação Física, técnicos-administrativos e público externo da Universidade, formaram o Jaleco Solidário, projeto de extensão originado do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE.

Esse grupo formado é composto por profissionais ligados a área da Assistência à Saúde e mobilizou-se para angariar recursos para a confecção de jalecos impermeáveis (capotes), afim de auxiliar no abastecimento desse produto essencial em hospitais localizados na Região Metropolitana do Recife, que atendam pacientes acometidos pelo COVID-19. Para isso, foi formada uma parceria com costureiras voluntárias, que costuram os jalecos em suas próprias residências, seguindo um guia elaborado pela equipe. Logo após, os jalecos são recolhidos, higienizados, embalados e distribuídos para Unidades de Saúde. 

Contudo, para a confecção desse EPI é necessário a captação de doações dos materiais utilizados: TNT, linha para costura e elástico. O projeto tem como meta a produção de 1000 jalecos impermeáveis, além de atuar na formação acadêmica dos discentes de graduação, inserindo-os nas atividades de planejamento e técnicas dessa produção, já que eles fazem o corte do TNT, seguindo um molde próprio. 

Assim, o projeto mostra que é possível e importante a troca e diálogo da Universidade com a comunidade externa, na viabilização de ações que auxiliam no enfrentamento desta pandemia, sem que haja riscos à saúde dos envolvidos.

 

Mais informações

Jaleco Solidário

E-mail: wagnerdelc@hotmail.com

Instagram: @jalecosolidario20

 
Data da última modificação: 04/05/2020, 16:08