INCLUBIO: a democratização do ensino básico para pessoas com deficiência

Equipe INCLUBIO

O projeto de extensão “INCLUBIO: ‘O ensino de Biologia e a inclusão do aluno com deficiência’”, coordenado pela professora Cristiane Souza de Menezes é escolhido como projeto do mês, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece todos os anos em todas as regiões do país, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto.

A data comemorativa era uma iniciativa recorrente das  Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Porém, com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), a ação promovida pela Federação Nacional das Apaes tornou-se oficial. A semana de atividades visa a difusão de conteúdos para a conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas de políticas públicas e de organização social que possibilitem a inclusão desse grupo populacional. Nesse período de ação há o envolvimento tanto da comunidade, quanto das autoridades, permitindo uma maior visibilidade às pessoas com deficiência.

Na UFPE, o tema entra em pauta com o objetivo de promover entre professores e licenciandos de Ciências/Biologia, através de rodas de conversa e oficinas, a discussão e reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino.

Produção de material didático

A importância do projeto é reforçada pelos dados do último Censo, realizado pelo IBGE em 2010, que revela que a proporção de pessoas com deficiência na população brasileira é de 6,7%, levando em conta o agrupamento de pessoas que têm um grau específico de dificuldade em domínios funcionais centrais para participação da vida em sociedade. Isso reforça a importância de ações e projetos que possibilitem uma maior democratização do acesso à educação básica para esse segmento populacional.

O projeto inclui professores da rede estadual; graduandos e graduados de licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia e outros cursos; técnicos do Atendimento Educacional Especializados (AEE) da GRE Metronorte; e o público em geral interessado na área.

Entre o período de março e dezembro deste ano, o projeto de extensão proporciona a realização de um Ciclo de Oficinas pedagógicas sobre inclusão, nos Centros de Educação e de Biociências da UFPE, e também em escolas públicas. Além disso, tem sido realizado o registro e compilação em DVD de sinais em LIBRAS de conceitos biológicos e a produção de recursos didáticos táteis visando o ensino de Biologia.

Produção de vídeo para LIBRAS                       Testagem do material didático

Originado do Centro de Educação, o INCLUBIO desenvolve, testa e discute a acessibilidade de recursos e estratégias didáticas que favoreçam a apropriação da educação e comunicação nas aulas de Ciências/Biologia. Promove também o teste e avaliação desses recursos didáticos nas escolas a partir da “Roda de Conversa”, em que há a participação de graduandos, professores da educação básica e a equipe de execução para a troca de experiências e construção de críticas sobre os recursos e estratégias didáticas desenvolvidas ao longo do projeto.

Caso tenha interesse em participar do projeto, entre em contato através do e-mail estagioemetodologiabio@gmail.com.

Data da última modificação: 03/09/2019, 20:05