Incentífico: o empreendedorismo social contrapondo fronteiras

(Foto: divulgação)

Integrantes do projeto de extensão Incentífico

Uma pesquisa online realizada pelo projeto Incentífico com 469 estudantes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) em março de 2019, apontou que 71% tem como objetivo resolver problemas sociais ou ambientais e 40% deseja se tornar um líder ou motivar outras pessoas. Porém, numa outra pesquisa online, realizada pelo presidente do projeto, feita com 387 universitários em março de 2018, apontou que 50% estão insatisfeitos com suas atividades extra-curriculares e 46% encontram-se desmotivados. Além desses dados, há uma grande porcentagem que revela estar pessimista em relação ao futuro, ou relatam cansaço e estresse.

Diante dessa realidade, o Incentífico tem por proposta se tornar uma incubadora de projetos de extensão da UFPE, ofertando cursos, capacitações e mentorias específicas para esse público, além de formar líderes e estimular que pessoas, através da ciência, desenvolvam habilidades e competências para a solução de problemas sociais e ambientais.

O Incentífico, coordenado por Dijanah Cota Machado, acredita que é possível fazer ciência com grande participação social, através da troca entre academia e sociedade, estimulando respostas mais criativas para problemas da atualidade e de alta relevância para a sociedade e meio ambiente. No entanto, um fator limitante para as iniciativas do Incentífico é a baixa expertise e direcionamento dos universitários para a criação dos seus projetos.

Para isso, o projeto tenciona a co-participação e formação de lideranças dos estudantes universitários, alunos do ensino médio e a sociedade civil em geral, para desenvolver competências e solucionar dificuldades relacionadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU e a Agenda 2030. Ademais, o Incentífico trabalha com cinco pilares e áreas de atuação: saúde mental, ciência, liderança, sustentabilidade e empreendedorismo e negócio social. Através disso, há o trabalho direto para a resolução de problemas sociais e ambientais, além de estimular a autoestima e confiança dos jovens, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional.

Originário do Centro de Biociências (CB), o projeto possui quatro frentes de atuações: o Programa ODS, que objetiva a criação de produtos, bens e serviços; a divulgação científica, com a produção de vídeos com linguagem e conteúdos acessíveis sobre as pesquisas desenvolvidas nas universidades; o Incentífico em ação, que é a criação de uma rede de voluntários para realizar atividades, eventos e capacitações; o Programa de mentoria, voltado para universitários que buscam criar ou gerir um programa, grupo ou projeto de extensão.

O reconhecimento dos trabalhos realizados têm resultado em parcerias com diversos setores da sociedade. Recentemente, o projeto foi selecionado, dentre 215 iniciativas, como um dos 35 grupos que serão incubados pelo Porto Social (aceleradora e incubadora de projetos sociais em parceria com a Prefeitura do Recife). Uma iniciativa que visa capacitar projetos e seus membros sobre empreendedorismo, assessoria financeira e jurídica, ecossistema social, comunicação de marketing, gestão de projetos, avaliadores de desempenho de grupo entre outros.

Além disso, no ano passado, o Incentífico foi convidado para participar de uma reunião exclusiva com o Pacto Global da ONU em São Paulo. Com isso, o projeto passou a integrar a rede global de grupos que trabalham com os objetivos do desenvolvimento sustentável a nível global, mostrando o caráter de grande importância desse projeto de extensão.

Com o seu impacto social reconhecido, o Incentífico demonstra ser um grande vetor de empreendedorismo social, atendendo municípios como Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima. Isso possibilita uma maior integração social, de maneira democrática, dos conhecimentos trabalhados no projeto.

Projeto Incentífico
E-mail: incentifico@gmail.com