I Reunião da Rede de Museus da UFPE aconteceu nesta quinta-feira (11)

Letícia Julião, professora e coordenadora da Rede de Museus da UFMG, dividindo suas experiências com o público

Na manhã desta quinta-feira (11), a Biblioteca Central sediou a I Reunião da Rede de Museus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento teve como objetivo discutir o Edital 04/2019 de Registro, Gestão e Financiamento das Ações da Rede.

Mediada pelo museólogo Bruno Araújo, a reunião contou também com a presença da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, e da professora e coordenadora da Rede de Museus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Letícia Julião. Na ocasião, Letícia reforçou a importância desta Resolução e, consequentemente, da luta contra a invisibilização do próprio patrimônio cultural.

Com a criação da Rede de Museus da UFPE, torna-se possível a construção de uma identidade e de uma cultura de compartilhamento de responsabilidades relacionadas ao reconhecimento da existência de Museus e Galerias de Arte da Universidade. Assim, as medidas aprovadas fortalecem esses espaços que dialogam e reforçam a relação existente com a Sociedade.

Em tempo: Em outubro de 2018, o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou a Resolução N° 10/2018, que disciplina o funcionamento dos museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição. A partir de sua aprovação, foi implementado o início das ações da Rede de Museus.