Notícias Notícias

Voltar

Fórum UFPE de Extensão e Cultura realiza encontro com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Ocorreu na quarta (19) mais um encontro do Fórum UFPE de Extensão e Cultura, desta vez com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Estiveram presentes na ocasião o reitor da UFPE Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Cunha, o pró-reitor de Extensão e Cultura Oussama Naouar, o coordenador setorial de extensão professor Anderson Gomes , o Diretores de Extensão, Flávio José, o Diretor de Cultura interino Talles Colatino,  demais representantes da Proexc, além de docentes e técnicos administrativos do Centro.

O professor Ricardo Vieira pautou a possibilidade de parcerias com empresas privadas que envolvam recursos financeiros. Comentou também sobre o peso da extensão na progressão docente e a necessidade de reavaliar os baremas, assim como a redução da carga horária para docentes com ações extensionistas. Pediu uma maior divulgação dos parâmetros e processos de avaliação técnicas das propostas submetidas aos editais da Proexc, e também propôs iniciar um diálogo entre a Proexc e a Prefeitura do Cabo para levar ações de extensão e cultura para aquela região, no formato de Núcleo de Extensão e Cultura,  como o que vem sendo alinhado com o município de Sertânia-PE.

Encontro virtual do Fórum UFPE com o CCSA. (Foto: Reprodução/PROExC)

Em outro momento do encontro, a professora Isabela Morais indagou sobre a previsão de lançamento da plataforma que vai substituir o Sigproj e pediu para falar um pouco mais sobre as Acex.  A docente Yakara Vasconcelos destacou o fácil acesso à equipe da Proexc e o apoio que sempre encontra na pró-reitoria, sugerindo, ainda, a criação de um fluxograma esclarecedor sobre o todo o processo que envolve as ações de extensão e cultura. 

A professora Raquel Cavalcante sugeriu compartilhar com os docentes um fluxo de avaliação para visualizar melhor cada etapa desse processo, enquanto a docente  Flávia Clemente indagou sobre a celeridade da emissão dos certificados das ações de extensão, e propôs a definição de um prazo para sua emissão e entrega. 

Ao fim do encontro, a palavra foi passada ao Reitor da Universidade, professor Alfredo Gomes, destacou a importância de momentos como esse, com a abertura permanente de diálogo entre  a Proexc e toda comunidade acadêmica. Ele ainda explicou sobre os cortes no orçamento das Universidades do país, e como isso afeta a  UFPE. Disse que, juntamente à UNDIFES, a UFPE vem atuando para aprovação de uma PLN no Congresso, a fim de liberar recursos suplementares para recompor o orçamento do ano anterior e, dessa forma, manter o funcionamento do conjunto das atividades da instituição. 
 
O Fórum UFPE de Extensão e Cultura está sendo realizado de maneira remota devido à pandemia da Covid-19 e tem sua próxima reunião marcada para o dia 26 de maio, na qual será contemplado o Centro de Educação (CE) e o Colégio de Aplicação (CAp).

Data da última modificação: 21/05/2021, 16:51