Notícias Notícias

Voltar

Fórum UFPE de Extensão e Cultura realiza encontro com o Centro de Ciências da Saúde

Na última quarta-feira (05) ocorreu mais um encontro do Fórum de Extensão e Cultura, contemplando desta vez o Centro de Ciências da Saúde (CCS). Na ocasião, estiveram presentes o Pró-reitor Oussama Naouar, representantes executivos da Proexc, a Diretora do CCS, Cinthia Kalyne de Almeida Alves, a Vice-diretora do CCS, Daniela da Silva Feitosa, a Profa. Maria da Conceição, Prof. Henrique Kohl, Cecilia Nascimento (TAE), Zélia de Albuquerque (NAI), Angela Nascimento (LIS), Profa. Jailma Santos, Profa. Estela Maria, Profa. Beate Santos, Profa. Etiene Oliveira, e a Diretora do Núcleo de Saúde Pública (NUSP), Maria do Socorro Machado.

 

Encontro com o CCS (Foto: Vinicius Sotero/Proexc)


Em uma fala inicial, Ana Montenegro parabenizou todo o acolhimento e disponibilidade da equipe da Proexc através dos canais disponibilizados (WhatsApp, Email e Instagram) para sanar as dúvidas e tratar das demandas durante todo esse período de pandemia. O Prof. Henrique Kohl também agradeceu a equipe da Proexc pela assessoria técnica no atendimento das demandas que foram surgindo.

 

O Pró-reitor, Prof. Oussama, comunicou aos presentes sobre o novo software que virá para substituir o Sigproj e do seu objetivo quanto à solução de problemas técnicos e de funcionalidade. Será uma ferramenta com foco no usuário e que poderá ser acessada por computador, tablet ou celular. 

 

A Profa. Etiene Fittipaldi compartilhou o sentimento de ansiedade para utilizar esse novo sistema, principalmente no que concerne aos certificados e ao setor financeiro. Maria do Socorro Machado, comemorou a notícia em sua fala.

 

Já a servidora Técnica em Assuntos Educacionais (TAE), Cecília Arruda, destacou em sua fala a importância da mudança na resolução que trata da Extensão na UFPE para que os técnicos de nível médio possam também coordenar ações extensionistas na universidade. Juliana Pantoja, TAE da Proexc, acrescentou ainda que a Pró-Reitoria, durante as formações pedagógicas que promove, vem incentivando a participação dos técnicos administrativos.

 

A Profa. Beate Santos, concordou com as considerações e falou da esperança de poder mudar esta cultura. 

 

O Diretor de Cultura, Prof. Hélio Pajeú, pontuou a adesão dos servidores técnicos, sobretudo nos editais de valorização dos museus e coleções visitáveis. No edital de criação artística, segundo o Diretor, tem aumentado cada vez mais o número de propostas vindas dos técnicos. 

 

A Profa. Maria do Socorro Machado, parabenizou pelos avanços e quebra de paradigmas com relação a participação dos técnicos.

 

O Prof. Henrique Kohl destacou a importância da extensão cultural e da iniciativa da Proexc na valorização da cultura de forma ampla, criando oportunidade para que os estudantes divulguem seus projetos de forma autoral. O Prof. Hélio Pajeú, parabenizou o professor Henrique Kohl pelo desempenho nas atividades em parceria com a Diretoria de Cultura e disse que os resultados têm sido ótimos. Destacou também a participação do professor Eronivaldo no edital de criação, pesquisa e ações artístico culturais. “São projetos importantíssimos para mostrar esse novo lugar da cultura que queremos implementar na UFPE”, declarou Pajeú.

 

A Profa. Zélia de Albuquerque Seixas perguntou qual a perspectiva de retorno ao atendimento presencial do Núcleo de Atendimento ao Idoso. O Pró-Reitor destacou que a Proexc no início do ano publicou uma resolução (RESOLUÇÃO Nº 24/2020) que regulamenta o plano de retomada gradual das ações de extensão universitária, no âmbito da Universidade, salientando que a Proexc segue as recomendações da gestão central, sendo essas de força maior.

 

O próximo encontro acontecerá nesta quarta-feira (12) e será com o Centro de Ciências Médicas (CCM) e o Hospital das Clínicas da UFPE (HC), das 9:30 às 12:00. E a reunião poderá ser acessada através do link: bit.ly/forum2021ccmhc

 
Data da última modificação: 11/05/2021, 17:58