FDR sedia lançamento do catálogo Elegantia Iuris

(Fotos: Manuella Aguiar / Proexc - UFPE)

Na manhã da última quinta-feira (03/10), ocorreu o lançamento oficial do catálogo Elegantia Iuris - Patrimônio Cultural e Artístico da Faculdade de Direito do Recife, sediado pela própria instituição. Na ocasião, o Reitor Anísio Brasileiro e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Christina Nunes, além de agradecerem a todos que participaram do processo, ressaltaram a importância desse momento do ponto de vista histórico. “Retratar as obras apresentadas no catálogo permite que elas fiquem para a posteridade. É uma forma de guardar e preservar a nossa história, a nossa memória”, pontuou Christina.

Reitor Anísio Brasileiro e Pró-Reitora de Extensão e Cultura Christina Nunes, em lançamento do catálogo

Lançado pela Editora UFPE e com prefácio escrito pelo Professor Marcílio França Filho, o livro reúne, cataloga e apresenta ao público os diversos quadros, móveis, objetos e esculturas presentes nos corredores e salas do antigo prédio, em uma iniciativa de compor a memória institucional da Universidade e da sociedade pernambucana. A curadoria foi realizada pelo Diretor Francisco de Queiroz, da FDR, junto com Angélica Mello e Rebeca Vasconcelos, que trabalharam com o programa de extensão “Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural tangível da UFPE – ano II”, concluindo com sucesso o seu objetivo: reconhecer e registrar o patrimônio do Palácio da Faculdade de Direito do Recife, permitindo um novo olhar sobre ele.

O Programa, que é uma ação realizada em parceria com o Departamento de Museologia, coordenado por Emanuela Sousa e Bruno Melo, tem uma estimativa de sete anos de execução e visa cobrir todos os centros acadêmicos e unidades suplementares da Universidade. Com estas ações e resultados, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura traduz seu esforço de sistematização e valorização de uma política institucional de preservação do Patrimônio Cultural da UFPE.

Data da última modificação: 04/10/2019, 12:03