Linhas de Jaci Borba trançam e tramam memórias no Instituto de Arte Contemporânea (IAC)

Intitulada de “Tramações: Linha” a exposição é um desdobramento da mostra “Tramações”, em cartaz no Centro de Artes e Comunicação

Entre as memórias que ressignificam os “fins de linhas” e os “fios de meada” da sua experiência pessoal, a artista visual Jaci Borba apresenta uma série de trabalhos inéditos na exposição “Tramações: Linha”, que abre na próxima quinta-feira (7), no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mostra é um desdobramento da exposição “Tramações: Cultura Visual, Gênero e Sexualidades”, atualmente em cartaz da Galeria Capibaribe, do Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Composta por trabalhos em linha (crochê e bordado), fotografia, gravuras, pinturas e instalações, "Tramações: Linha" enlaça pessoas e ervas, e narram histórias de ausências e recomeços. Explicita os vínculos entre discursos, olhares, texturas, aromas e reconecta memórias da infância na maceração de banhos-de-cheiro e chás curativos feitos em casa. Essas memórias constituem, através das obras de Jaci, um ser/viver o gênero.

Durante as sextas-feiras, das 14h às 17h, a artista estará presente na exposição para receber o público. Sua presença, no entanto, não se resumirá apenas à mediação dos trabalhos: Jaci Borba estará disponível para receber visitantes que desejam compartilhar memórias e histórias que, posteriormente, serão ressignificadas através do seu bordado poético.
A noite de abertura da mostra contará também com as performances “Em Vermelho Vivo”, de Jaci Borba, e “Segredos.3”, da professora e artista visual Luciana Borre.

PROJETO

O projeto “Tramações” de uma disciplina e de um projeto de pesquisa do curso de Licenciatura em Artes Visuais, que visa desenvolver ações de arte-educação para professores da educação básica e estudantes de licenciatura sobre questões de gênero e sexualidades, além de legitimar a produção de jovens artistas.

Exposição “Tramações: Linha”

Abertura: quinta-feira (7), às 19h

Instituto de Arte Contemporânea (Centro Cultural Benfica) – rua Benfica, 157, Madalena

Visitação: 08/06 a 25/07 das 9h às 19h.