Evento da Cátedra Paulo Freire discute Leitura(s) de Mundo e Educação

(Foto: Larissa Balbino / Proexc)

Hugo Martins, Dimas Brasileiro, Paula Reis e Ana Veloso (da esquerda para a direita)

A Cátedra Paulo Freire promove o IX Seminário Paulo Freire e o VII Encontro de Cátedras e Grupos de Estudo, pautados pelo tema "Leitura(s) de Mundo e Educação: tecendo caminhos do inédito viável". Ontem (15) a programação contou com uma Mesa Institucional; Mesa de Diálogo, "Leituras de Mundo e Educação"; Intervenções dialógicas; e um Ato em defesa da Educação.

Nesta quinta-feira (16), segundo e último dia do seminário, uma série de atividades estão sendo realizadas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pela manhã, Odailta Alves, da Secretaria de Educação de Pernambuco, promoveu uma palestra sobre "Poesia Negra e a Quebra do Silêncio Secular: abre alas que a mulher negra vai recitar, vai se citar!".

Logo após, Ana Veloso (CAC/UFPE), Dimas Brasileiro (IFPB), Hugo Martins (Núcleo de Rádio e TV/UFPE) e Paula Reis (CAC/UFPE) introduziram à discussão "Rádio Universidade: memória e trabalho - Construindo o Inédito Viável", que colocou em pauta a importância da comunicação pública, o legado de Paulo Freire à Rádio Universitária e memórias sobre a sua construção. A Rádio, atualmente nomeada como Rádio Paulo Freire (820AM), tem como objetivo promover debates acerca de pautas de relevância social, política e cultural que fujam da hegemonia midiática.

Ainda hoje, o evento conta com uma extensa programação, dividida entre o CE e o CCSA. Confira.