Notícias Notícias

Voltar

Estão abertas as inscrições para as Rodas de Conversa do I Seminário Cultural da Diversidade UFPE

 

Acontecem na terça e na quinta-feiras (29/6 e 01/07) as Rodas de Conversa do Seminário Cultural da Diversidade UFPE. A participação é gratuita e serão emitidos certificados para todos que participarem na íntegra das rodas de conversas. O I Seminário Cultural da Diversidade da UFPE é uma iniciativa da UFPE através da Proexc em parceria com o Núcleo de políticas LGBT da UFPE e com o Instituto de arte contemporânea (IAC). As inscrições podem ser realizadas no link bit.ly/inscricao_festivalculturaufpe

 

Confira a programação:

 

  •  Dia 29/06, das 16:00 às 17:30

Roda De Conversa 1 - SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+ (HORMONIZAÇÃO, GINECOLOGIA PARA HOMENS T, HIV/AIDS)

Temática: O direito à saúde é bastante limitado e desigual para a população LGBT. Se por um lado a indústria farmacêutica apresenta remédios para combater o HIV como a PREP e PEP e avança nos tratamentos hormonizadores, muitos homens trans não frequentam clínicas ginecológicas por medo de violência e preconceito.

Mediadora: Suzana Livadias (Psicóloga do Espaço Trans do HC da UFPE)

Convidades:

Marianne Sabino - Médica da família e comunidade, coordenadora do programa de saúde LGBT da rede municipal).

Daniel Coelho S. Brandão (@psi.danielcoelho) - Psicólogo (CRP-02/21693) e mestre em psicologia pela UFPE. Pesquisador associado ao Núcleo Feminista de Pesquisa em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE). Coordenador da Comissão Temática de Gênero e Sexualidade do CRP-02 e integrante da Articulação Regional de Psicólogos/as/es Trans (ARPTrans-PE).

 

  • Dia 29/06, das 20:00 às 21:30 

Roda de Conversa 2 - LGBTS E MERCADO DE TRABALHO

Temática: A luta por visibilidade e dignidade perpassa, automaticamente, por melhores condições e oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para o grupo de pessoas Trans que são, historicamente, marginalizadas desse processo. A proposta dessa mesa é convidar membros da comunidade para discutir a importância de o mercado de trabalho se articular para promover a inclusão, valorização das identidades e permanência dos membros desta comunidade nas empresas.

Mediadora: Dandara Camélia Domingues, graduanda em Ciências Sociais pela UFPE e Bolsista do Núcleo de Políticas LGBT da UFPE.

Convidades:

Márcia Rocha - idealizadora e Coordenadora do projeto TRANSEMPREGOS (2013) – que atua na inserção de pessoas trans no mercado de trabalho. Empresária , advogada integrante da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World  Association for Sexual Health, pós graduada em Educação Sexual. Márcia Rocha tem sua vida contada em dois livros: Mulher Alfa e Vidas Trans

Caroline Costa - Mulher cis lésbica periférica, Psicóloga com Pós em Gestão de Pessoas e voluntária na área de Empregabilidade como Coordenadora na ONG Casinha. Entre conversas com acolhides, reformulação de currículos e processos seletivos, tem seu trabalho voltado para a captação de parceiros e geração de oportunidades para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. Atua como consultora e palestrante em Diversidade e Inclusão. 

 

  • Dia 30/06 das 16h às 17:30 

Roda de Conversa 3 - SUBJETIVIDADES LGBTS E RELIGIOSIDADE

Temática: Sem dúvidas, a religião segue sendo um fator extremamente importante de formação para muitas pessoas e grupos. Apesar da liberdade de crença ser um direito humano, muitas interpretações conservadoras em algumas religiões tendem a legitimar preconceitos e discriminações, relegando um não-lugar para pessoas LGBTQIA+. Em alguns círculos militantes se vê o oposto: LGBTs têm sua religiosidade quase que interpretada enquanto uma autoflagelação. Há, ainda, muitas iniciativas religiosas de aceitação da diversidade e muitas iniciativas dentro de movimentos sociais que começam a questionar e a falar mais sobre o direito à religiosidade.’’

Mediador: Luan Queiroga - Drag Queen, homem gay, ilustrador e graduando em design pela UFPE.

Convidades:

Maurílio Nogueira Truka - Indígena do Povo Truká. Professor, Educador Popular. Mestrando em Antropologia -UFPE. Vice-Presidente do Conselho Estadual de Política de Juventude de Pernambuco pelo FOJUPE.

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão - Flor (Du Meinberg Maranhão) é uma pessoa não-binária que pesquisa sobre as re(l)ações entre religiões, gêneros e a(fé)tos. Doutore em História Social (USP), atualmente coordena a FOGO Editorial e a AMAR (Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões).

Data da última modificação: 28/06/2021, 12:36