Especial: BICC UFPE e o Mês da Arte

A arte é a marca do mês de março. Nele, são comemorados os dias do teatro, do circo e da poesia. A primeira é uma das principais manifestações artísticas existentes, precursora de outras linguagens e da cultura no mundo inteiro. A arte milenar do teatro resistiu e ainda resiste às ações do tempo e mesmo com a pandemia de Covid-19 não seria diferente. Foi em condições desafiadoras que onze estudantes da Universidade Federal de Pernambuco utilizaram as artes cênicas para, de maneira remota, propagar a cultura para além dos muros da universidade.

Isso se deu por meio do lançamento da galeria do Programa de Estímulo à Cultura - Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (PEC-BICC), promovida neste mês pela Diretoria de Cultura, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. Essa ação teve como objetivo divulgar os produtos artístico-culturais produzidos pelos estudantes da instituição sobre a pandemia e o consequente isolamento social, trazendo reflexões e discussões relacionadas às limitações impostas aos modos e rotinas de vida individual e coletiva que o momento impõe.

As artes cênicas se fizeram presentes dentre as nove áreas temáticas propostas a cada aluno no ato de submissão dos projetos. As temáticas abordadas na BICC foram: artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, cultura popular e pop, patrimônio e memória, artes aplicadas, e diálogos interdisciplinares com arte e cultura. Dentre as ações selecionadas, está a da estudante Karine Correia, do curso de Teatro, que tem como objetivo conceber e mediar um espetáculo teatral adaptado de “A História do Zoológico”, de Edward Albee, com veiculação virtual, partindo de etapas estruturadas em estudos teóricos sobre o Teatro do Absurdo, sobre a peça citada e ligações com temas atuais.

O mês também detém a comemoração de um tipo de escrita que atravessa o tempo: a poesia. Com essa temática, destaca-se o projeto “Oficinas Cenas- Poesias Virtuais: Performance entre Telas”, da estudante Karoline Melo. A oficina tem como objetivo expor, de forma intuitiva, os diversos usos da palavra dentro do jogo cênico e da performatividade, tendo como finalidade despertar a escrita criativa dos participantes, por meio de músicas, leituras, fotografias e jogos cênicos por entre as telas.

A partir dessas provocações, a oficina se propõe a criar poesias e narrativas e transformá-las em cenas curtas, desenvolvendo o potencial criativo do estudante desde a construção da dramaturgia até a transposição da escrita para o corpo e para a cena. Essa, como muitas outras, foi a maneira encontrada em tempos de distanciamento social para apreciar a leitura e sentir o seu calor, mesmo que distante dos palcos e das rodas de declamação.

Todos os produtos criados da Galeria BICC são divulgados por meio do perfil no Instagram @bicc.ufpe, com o apoio do perfil oficial da Proexc (@extensaoecultura.ufpe). A galeria conta ainda com o uso das plataformas YouTube (extensãoecultura.ufpe) e Spotify para veiculação de chamadas promocionais. As ações e/ou produções finais das propostas selecionadas por meio da chamada foram executadas de modo remoto, em virtude da suspensão das atividades presenciais na UFPE em decorrência da pandemia de Covid-19.

Data da última modificação: 31/03/2021, 14:47