Departamento de Música realizará concerto em cerimônia de comemoração dos 190 anos da Faculdade de Direito do Recife

Ensaios da Orquestra Sinfônica UFPE, Coro Universitário, Coro Opus 2 e do grupo vocal Contracantos

A solenidade de comemoração dos 190 anos da Faculdade de Direito do Recife (FDR) vai finalizar as celebrações pelos 70 anos da UFPE na próxima sexta-feira (11), no Mosteiro de São Bento, em Olinda, às 18h30. Na ocasião, o Departamento de Música da UFPE irá realizar um concerto durante cerimônia presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e que vai prestar homenagem a professores e técnicos da FDR e personalidades do mundo jurídico do Estado. Com mais de 150 pessoas envolvidas, a apresentação musical irá congregar estudantes, professores, entre outros membros da comunidade acadêmica. No domingo (13), o concerto será realizado novamente na Catedral da Sé de Olinda, no Carmo, às 17h, para atender à grande demanda de público.

O concerto contará com uma peça inédita do professor Paulo Lima, composta especialmente para o evento. O número irá mesclar textos dos Salmos 26 e 27 e terá a regência do professor Flávio Medeiros. No segundo momento, regido pela professora Maria Aida Barroso, será apresentado a peça Te Deum Opus 103 - espécie de cantiga litúrgica - do compositor tcheco Antonín Dvorák. A soprano Tarcyla Perboire, ex-aluna do departamento, será solista juntamente com o professor Luiz Kleber Queiroz.

“As atividades artísticas do Departamento de Música são tradicionalmente parceiras em eventos oficiais da UFPE. Com relação aos 70 anos não foi diferente. Estivemos presentes no Evento de abertura das comemorações no Teatro de Santa Isabel em 2016”,comenta a professora Maria Aida Barroso. Ambas as peças serão acompanhadas pela orquestra Sinfônica da UFPE, com os vocais do Coro Universitário, Coro Opus 2 e do grupo vocal Contracantos, projetos extensionistas envolvem alunos de graduação e pós-graduação de diversos centros, além de técnicos, professores e membros da comunidade externa.

Já no domingo, na Igreja da Sé, as duas peças serão repetidas sem a presença do cerimonial, focando apenas nas apresentações. “Nesse dia o concerto apresentará mais músicas. Será uma boa oportunidade para o público conhecer nosso trabalho. Além disso há o belo passeio pela cidade histórica e uma maneira diferente de comemorar o Dia dos Pais”, conclui Barroso. A entrada é gratuita.

Data da última modificação: 04/08/2017, 16:42