O Departamento de Música da UFPE promove V Mostra de Performance em Instrumentos Históricos. O evento acontece entre os dias 30 de maio e 02 de junho, em homenagem ao compositor alemão Georg Philipp Telemann.

A Mostra visa enriquecer a formação regular oferecida nos cursos de bacharelado em flauta doce e cravo. O objetivo é provocar reflexões para uma performance historicamente informada, vinculada aos contextos e especificidades dos repertórios abordados e aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre a interpretação através da voz e/ou instrumentos históricos, como flauta doce, cravo, clavicórdio e viola da gamba.

No dia 30 de maio, às 19h50, o Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife sediará o recital “Telemann: solos, duos e trios”, com obras para flauta doce, oboé, viola da gamba e cravo. No dia 31, às 13h, no Hall do Mini auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação (CAC-UFPE), as classes de flauta doce e cravo irão promover o concerto Telemanníacos, onde a produção dos alunos do Departamento poderá ser apreciada. No dia 2 de junho, às 19h30, na igreja de Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo, no centro do Recife, teremos a apresentação do concerto “Telemann: 250 anos”, dedicado a obras para consort de flautas doce e a cantatas para voz e orquestra. Nesta apresentação contaremos com a participação do Ensemble Vocal Cantamus, sob a direção de Gilson Celerino. O concerto de encerramento da V Mostra também integra a programação do Flauta Doce em Pauta, evento do Departamento de Música e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE (PROExC).

As palestras cobrirão diversos aspectos relevantes para a compreensão da música do tempo de Telemann. Dia 30 de maio, o professor Sérgio Dias falará sobre o meio musical do compositor alemão. Dia 1 de junho, a flautista doce e harpista Priscila Gama fará uma exposição sobre a harpa barroca, e no dia 2 de junho o cravista Erasmo Estrada fará uma introdução aos sistemas de afinação do século XVIII. As palestras acontecerão no Mini auditório 1 do CAC, às 10h.

TELEMANN - Georg Philipp Telemann (1681-1767) foi um dos mais respeitados e mais produtivos compositores da Alemanha. Escreveu vasta obra instrumental, cobrindo praticamente todos os instrumentos usados em sua época, além de importante obra vocal. Foi diretor de música das cinco maiores igrejas de Hamburg e contou com a admiração de seus contemporâneos, entre eles Johann Sebastian Bach. Este ano celebram-se em todo o mundo os 250 anos de sua morte.

Departamento de Música da UFPE

Data da última modificação: 26/05/2017, 15:28