Conheça o Projeto de Extensão Língua Solta

(Fotos: Beatriz Aguiar/PROExC - UFPE)

Cirurgia de frenectomia no recém-nascido Miguel

O projeto Língua Solta surgiu de um parceria do curso de odontologia com o curso de fonoaudiologia, tendo como base a medida do Governo Federal, correspondente à lei nº 13.002 de Junho de 2014, que versa sobre a obrigatoriedade do teste da linguinha. Este teste consiste na avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa, a fim de evitar futuras dificuldades como má-formação, fonação, deglutição e problemas psicossociais.

A avaliação não causa dor alguma no bebê. Primeiro, o profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo (pele que fica sob o órgão). Em seguida, observa com detalhes a amamentação da criança. Bebês com alteração no frênulo têm um número menor sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção.

Benjamim após a realização da cirurgia, com a sua família

João Pedro ladeado por seus pais após acompanhamento médico

O projeto possui duas fases, após o teste da linguinha ser realizado e der positivo, serão solicitados exames de sangue e, na semana seguinte, o bebê fará a cirurgia de frenotomia. Além disso, a criança será acompanhada pelo departamento de fonoaudiologia durante todo seu crescimento até começar a desenvolver sua fala e sairá com todas suas funções orais reestabelecidas. “Meu filho está com 1 mês e 6 dias, e eu, provavelmente, continuarei vindo aqui até ele completar uns 2 ou 3 anos”, relata Josemar Cardozo, pai do paciente Miguel.

A equipe é coordenada pelos professores Alfredo Gaspar Junior e Ana Cláudia Araújo e é formada por 16 estudantes - entre eles, extensionistas e graduandos de odontologia e fonoaudiologia que realizam o estágio obrigatório no projeto. São atendidos pacientes, preferencialmente de 0 a 2 anos, que nasceram em maternidades públicas ou privadas. Em 2017 foram realizadas 700 cirurgias, com uma média de 30 cirurgias por dia.

Todas as intervenções desde recepção, triagem e necessidades cirúrgica e/ou fonoaudiológica são realizadas na clínica de pesquisa do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-facial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No projeto acontece capacitação para graduandos e profissionais já formados. Para os profissionais em formação, é uma oportunidade única de vivenciar todo o protocolo acadêmico de como fazer uma cirurgia, receitar uma medicação para um bebê e realizar o atendimento adequado. “Aqui eu consigo ter a habilidade técnica necessária para realizar essa cirurgia sem medo”, enfatiza o recém-formado em odontologia, Kaio Aguiar. A odontopediatra do projeto Saúde da Família do município de Jaboatão, Dra. Erika Salviano, que se capacitou no projeto, destaca os ganhos que esta atividade lhe proporcionou. "Isso aqui foi uma escola para mim, eu aprendi bastante. A gente propõe qualidade de vida para essas crianças“, pontuou.

A ação acontece todas as quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, retomando as suas atividades em janeiro. Os interessados em procurar o serviço, deverão se dirigir à clínica C do Departamento de Odontologia da UFPE.

Confira o vídeo sobre o Projeto Língua Solta.

Núcleo de Acolhimento e Pronto Atendimento (Napa) do Departamento de Odontologia da UFPE