Notícias Notícias

Voltar

Conheça o e-book gratuito CONTRARREFORMAS NA EDUCAÇÃO E LUTAS ESTUDANTIS

 

O livro é fruto do projeto de extensão "Bora Ocupar": contrarreformas na Educação e a resistência das ocupações de escolas, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. Procura compreender as determinações da revolta estudantil no Brasil, apresentando a conjuntura política e econômica e as formas de organização da juventude.
 
Caracteriza os governos pós-golpe de 2016, nos marcos da crise econômica mundial e da direitização da política e expõe os impactos deste processo na Educação. Quanto às contrarreformas, evidencia os desdobramentos privatistas movidos pelos interesses do capital financeiro; as implicações político-ideológicas que acompanham as formulações do "novo" Ensino Médio e projetos de "Escola Sem Partido".
 
Apresenta as determinações da condição atual da juventude oprimida no Brasil, procurando articular classe e categoria social, além de abordar a burocratização e estatização das entidades estudantis.
 
A construção do livro envolveu professores, estudantes e técnico-administrativos da UFPE, UFRPE, IFPB e Unicamp. Tem entre seus autores, uma das ex-ocupantes das escolas públicas do Recife. Teve como guia a busca do conhecimento sobre a realidade, expressando a criação viva dos movimentos da juventude, que integram a luta de classes em nossa conjuntura recente.
 
Boa Leitura!
 

abre.ai/boraocupar

Data da última modificação: 28/09/2020, 15:30