Brigada juvenil de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

O projeto “Brigada juvenil de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti”, aprovado no edital Pibex temático do ano de 2016, sob coordenação do professor Dr. Danilo Carvalho, do Colégio de Aplicação da UFPE (CAp), vem desenvolvendo uma série de ações junto aos alunos do CAp. O projeto tem como objetivo principal implementar, no âmbito da educação básica, ações relacionadas ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Para tanto, foi criado através desse projeto, o grupo dos “CApturadores de mosquitos”, que conta com alunos e professores do CAp, bolsista de extensão e colaboradores externos.

A equipe conta com a participação de 12 alunos do Ensino Médio, sendo eles: Anne Beatriz Arruda, Gabriela Lima, Helena Porto, Henrique Tseng, Júlia Bispo, Lethycia Souza, Maria Fernanda Zayne, Matheus Castilho, Plácido Nilo, Renato Sampaio, Tiago Magnato, Yano Vasconcelos. Como bolsista de extensão, integra o grupo o aluno de graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, Jean Liberato, além de contar com 3 professores do CAp que atuam como colaboradores das ações desenvolvidas: Adriana Rosa, Helena Sandra Gouvêia e Iwelton Madson. Adicionalmente, como colaboradores externos ao CAp, o grupo é reforçado com a participação da pesquisadora Rosângela Barbosa, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da coordenadora da Cecine, Maria Aparecida Guilherme da Rocha, da coordenadora da Bureau de Design da Prexc-UFPE, Simone Germano, e do assistente administrativo da Proexc-UFPE, Diego Souza.

Dentre algumas das ações já implementadas pelo projeto, pode-se destacar a construção e instalação de 100 armadilhas para captura de ovos do mosquito Aedes aegypti dentro do CAp e do Centro de Educação (CE); a capacitação básica dos alunos realizada no Departamento de Entomologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; a formação do grupo permanente de estudos em entomologia médica; a estruturação da exposição didática itinerante, que visitará escolas públicas para realização de ações educativas que visem a sensibilização do público atendido para o controle dos mosquitos vetores. Além disso, outras atividades ainda serão realizadas, como a contagem dos ovos e identificação da densidade populacional do mosquito nas áreas investigadas, eliminação de criadouros e/ou possíveis criadouros para o mosquito, ações educativas através de cartazes no Colégio, página de redes sociais, dentre outras.