Notícias Notícias

Voltar

Biblioteca virtual acessível para crianças hospitalizadas

Ao serem submetidas ao processo de internação hospitalar, as crianças acabam lidando com uma rotina diferente com a qual estão acostumadas a ter, resultando na diminuição de sua liberdade para brincar e se divertir, atividades importantes para a idade. Dessa forma, a realização de atividades de lazer, como a leitura de um livro, pode atenuar esse problema e tantos outros, exercendo um papel terapêutico, pedagógico e informacional.

Com o propósito de de intervir nesse problema, surge o projeto de extensão “Biblioteca Hospitalar Infantil”, coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Tenório Ávila. O projeto tem como principal objetivo continuar a organização e o funcionamento da biblioteca hospitalar infantil da Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital da Restauração (AAP-HR), do Recife, que foi iniciada em 2018. Para isso, o projeto se propõe a desenvolver um software que disponibiliza livros digitais para seus usuários, com um catálogo com cerca de 2000 títulos.

Participam ativamente do “Biblioteca Hospitalar Infantil” alunos dos cursos de Computação e Biblioteconomia da UFPE. Devido ao isolamento social resultante da pandemia da Covid-19, as atividades, que vão desde o desenvolvimento do software até o refinamento do catálogo, estão sendo feitas remotamente.  O projeto ainda está na fase de elaboração. 

Para participar do projeto é necessário ter conhecimento em desenvolvimento de softwares e/ou catálogos de acervos. Ficou interessado? É só entrar em contato com a coordenação do projeto:

E-mail: bruno.avila@ufpe.br

Data da última modificação: 29/07/2020, 14:18