Aprovada resolução que prevê a curricularização da Extensão na UFPE

O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) aprovou, no dia 5 de julho, a inserção da extensão nos cursos de graduação da UFPE. Em cumprimento à lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) e definiu em sua meta 12, na estratégia 12.7, "assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social".

Na resolução aprovada, a extensão será inserida nas estruturas curriculares dos cursos de graduação por meio de componentes curriculares flexíveis, mas obrigatórios, que reflitam a relação universidade-sociedade. Esses componentes, definidos de acordo com a natureza e a vocação de cada curso de graduação, devem  se traduzir em programas ou projetos de extensão, de caráter interdisciplinar, com carga horária e processo de avaliação a serem definidos pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE).

A resolução, aprovada pelo Conselho, foi elaborada por um Grupo de Trabalho (GT), criado em julho de 2014, sob a coordenação da Diretoria de Extensão da PROExC, e com a participação de Coordenadores Setoriais de Extensão e representantes da PROACAD/Coordenação Geral dos Cursos de Graduação.

O Professor de Arqueologia e vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Ricardo de Medeiros, então coordenador do GT de Curricularização da Extensão, acredita na importância dessa mudança curricular para a formação dos estudantes. "Eu penso que, do ponto de vista da formação, ela será mais completa. Será mais humanizada e também vai permitir ganho para a universidade, ganho para o aluno. É muito importante e eu acredito que prepara mais profissionalmente para a atuação na sociedade. Eu penso que formaremos profissionais melhores".

A PROExC e a PROACAD encontram-se no momento elaborando as estratégias para operacionalizar os procedimentos da resolução aprovada.

Mais informações:
Diretoria de Extensão