A Proexc deseja boas-vindas e traz novidades

Nesta segunda-feira (18), a volta às aulas chega acompanhada do clima de reencontro e acolhimento. O início do ano letivo vem sempre carregado de expectativas. Entre as preocupações dos estudantes, está o cuidado para não perder o prazo da matrícula e a busca pelas disciplinas que virão junto ao novo semestre. Novas demandas surgem e um planejamento aliado a disciplina são sempre uma boa combinação para que o ano ocorra bem. Em sintonia com esse período, a Proexc preparou novidades para o ano de 2019.

É importante lembrar que os últimos anos foram especialmente significativos na história da extensão universitária. Em 2017, houve a publicação da Resolução Nº 09/2017 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da UFPE, que regulamentou a inserção e o registro da Ação Curricular de Extensão (Acex) como carga horária nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFPE. E agora mais recentemente, em dezembro de 2018, com a aprovação de novas diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, estabelecidas na Resolução Nº7, do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Superior (CES), foram estabelecidas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira.

Com isso, o processo de inclusão da extensão nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos ganhou força em diversas instituições do sistema educacional (público, privado, comunitário) espalhadas pelo Brasil. A resolução definiu conceitos, diretrizes e princípios, além de ter estabelecido parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas. O objetivo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é contribuir para que esse processo se amplie e se fortaleça.

As redes sociais da Proexc também estão de cara nova. Nossa meta é ser uma fonte contínua de informações relevantes sobre os projetos, programas, eventos, serviços e ações de extensão realizadas nos diversos centros que compõem a UFPE. E para começar essa nova etapa, elas contarão com uma identidade visual pensada para tornar a experiência com a extensão universitária cada vez mais assertiva. O aprendizado entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa é imprescindível para uma universidade mais plural.

O Boletim de Notícias da Proexc, publicado tradicionalmente na última semana de cada mês, agora conta com duas novas categorias. Na sessão Extensionista do Mês, um nome importante para a extensão universitária será citado. São pessoas que marcaram e marcam a história da Universidade por suas contribuições. Iniciaremos com Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira e personalidade pernambucana presente nos primeiros anos de implementação da extensão nas instituições nacionais. E com orgulho anunciamos que a segunda novidade é que teremos uma parte especial para conquistas e prêmios, visto que a demanda de um espaço como esse se tornou imprescindível.

No Instagram, dicas sobre eventos, filmes e livros não irão faltar! Afinal, o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Não deixaremos de fora recomendações e curiosidades sobre a extensão na UFPE. E para tornar mais conhecido quem faz parte da Proexc, faremos uma apresentação dos componentes da equipe no instagram @extensao.ufpe. No instagram também haverá espaço para que extensionistas, professores e outras pessoas que participaram de atividades de extensão possam contar suas experiências. No YouTube, os vídeos produzidos para a sessão Projeto do Mês estarão disponíveis no nosso canal Proexc na Web.

Para facilitar a busca de projetos de extensão, a equipe da Proexc preparou um mapa interativo que marca as oito áreas temáticas divididas por cores e os centros onde cada atividade acontece. Assim, os interessados em participar ou conhecer podem se guiar pelo portal com agilidade. Essa não é a única mudança no site, os guias foram atualizados para fornecer praticidade. Não deixe de conferir o calendário de atividades de 2019 e nem de acessar os editais disponíveis neste site.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura deseja a todos uma ótima volta às aulas!

Data da última modificação: 28/02/2019, 10:10