Notícias Notícias

Voltar

A Proexc deseja a todos um ótimo São João

A celebração junina que conhecemos hoje no Brasil veio da Europa por volta do século XVII, mas, aqui, incorporou elementos vindos da cultura africana e da cultura indígena, a partir da gastronomia, da música e da dança. Ganhou força e expressividade sobretudo no Nordeste, onde até hoje concentra as grandes festas.

No entanto, a história das festas juninas, ironicamente, tem seu marco zero em tradições pagãs da Idade Média. A fogueira estava no centro das celebrações, como elemento de agradecimento aos deuses pela boa colheita. O fogo surgia, ali, como elemento capaz de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse destruir a plantação. O ritual acontecia no solstício de verão, que ocorre durante o mês de junho na Europa.

As festas entram no calendário católico a partir do momento que o Cristianismo se consolida como a principal religião do continente europeu e as celebrações pagãs passam a ser cristianizadas. As festas juninas se voltariam, então, aos santos católicos do mês de junho: Antônio, João e Pedro.

Este breve resgate histórico da festa que começou pagã e se tornou cristã - cujas roupas e danças são inspiradas na corte francesa, mas que hoje se expressam em vestuários caricaturais rurais e ritmos ligados às bases da cultura popular brasileira - nos faz pensar na quantidade de elementos ressiginficados. Processos semelhantes ao que a humanidade enfrenta neste ano de tantas suspensões causadas pela pandemia. Hoje, véspera de São João, vivenciaremos essa festa e suas simbologias de outra forma, tendo a intimidade da nossa casa como cenário.

“Onde estavam os que há pouco/ Dançavam/ Cantavam/ E riam/ Ao pé das fogueiras acesas?”, questiona Manuel Bandeira nos versos de “Profundamente”, poema em que o autor rememora as noites de São João de sua infância. A Diretoria de Comunicação da Proexc faz hoje um convite para elaborar as memórias do São João de 2020 através da programação preparada pela UFPE em seus canais midiáticos. Neste ano não haverá fogueira, mas que pensemos no fogo como o grande filósofo do imaginário, Gaston Bachelard, sugere: uma criação do desejo, que se confunde com a própria vida. Que as fogueiras imaginárias de 2020 elevem nossos desejos de dias melhores.

A Proexc deseja a todos um ótimo São João. Que mesmo em tempos de distanciamento social possamos comemorar essa data comemorativa tão importante para nossa cultura, tomando, claro, todos os cuidados necessários. Voltaremos com experiente normal quinta-feira (25/6). Até mais e boas comemorações a todos. 

 

 

 

 

Data da última modificação: 23/06/2020, 17:20