Notícias Notícias

Voltar

A democratização da comunicação para além da Universidade

Foto: Beatriz Aguiar

Coordenadora da Rádio Paulo Freire, professora Paula Reis e estudantes bolsista 

 

Gerida pelo Departamento de Comunicação Social da UFPE, em parceria com o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias e a Proexc, a Rádio Paulo Freire (AM 820 KHz) atua como extensão universitária e rádio-escola, trabalhando com as três dimensões: extensão, pesquisa e gestão. Fundada em 1962, pelo então coordenador de Extensão e Cultura da Universidade de Recife (SER/UR), Paulo Freire, o veículo era conhecido como Rádio Universidade, fazendo parte de um projeto educacional do professor. 

A Rádio Paulo Freire (RPF) surgiu a partir de demandas dos professores e alunos do Departamento de Comunicação Social, que almejavam um espaço de formação para os discentes dos cursos de comunicação, além da formação cidadã desses estudantes. A equipe de bolsistas é composta por alunos dos cursos de Rádio TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Assim, a rádio representa um importante espaço acadêmico de interdisciplinaridade e de formação profissional e social, que proporciona aos estudantes a oportunidade de interação com alunos de outros cursos.

Segundo a coordenadora da rádio, professora Paula Reis, os programas apresentados são gerados de quatro formas: podem ser produzidos pela própria equipe, composta por bolsistas e voluntários; por meio de editais de chamadas públicas para programas de projetos de extensão; programas da sociedade civil; e, no futuro, através de uma articulação entre a RPF e outras rádios públicas educativas, na recepção e veiculação de programas que sejam interessantes para a comunicação pública. Desta forma, há a integralização da comunidade universitária à sociedade em geral. 

Para isso, os programas devem se enquadrar nos quatro princípios que norteiam a rádio: comunicação pública; laicidade; pesquisa e inovação; e participação social. Como é o caso de um dos programas produzidos pela Paulo Freire, o Programa Experimenta, que é um espaço para receber projetos feitos por alunos em disciplinas e trabalhos de TCC. Assim, esse importante equipamento de comunicação dá visibilidade ao que é feito dentro da Universidade, além de gerar produtos variados.

 

Foto: Manuella Aguiar

Estúdio da Rádio Paulo Freire 

 

Há também um grande protagonismo dos alunos bolsistas na produção de programas, já que são eles que participam ativamente de todas as etapas de produção, sob a supervisão dos professores. Para Willian Araujo, estudante e bolsista de Jornalismo, a RPF representa “uma experiência que dificilmente encontraria em outros lugares, já que estágio em rádio é bem difícil de conseguir, ainda mais com as funções que temos aqui”. 

Segundo Paula Reis, a comunicação está cada vez mais ampliando seus horizontes, e não poderia ser diferente com a Paulo Freire. A rádio conta com uma política de comunicação nas redes sociais, promovendo programas ao vivo transmitidos pelo Facebook, além de disponibilizar parte da programação em sua conta no Youtube; modernizando e democratizando ainda mais o acesso à comunicação e cultura.

Foi aberta também uma chamada pública para seleção de programas para comporem a programação, aberta à toda a comunidade, pessoa jurídica ou física, individual ou coletivo. As inscrições vão até o dia 01 de março deste ano e podem ser feitas por meio do site. Quem deseja participar deve apresentar um piloto do programa que inscreveu. É possível encontrar mais detalhes da chamada no site da RPF.

No futuro, a coordenação da rádio objetiva abrir vagas para bolsistas de informática e administração. No entanto, atualmente as vagas estão destinadas apenas para estudantes do curso de comunicação. Para entrar como bolsista, é necessário participar por um processo de seleção. Mas para o aluno que deseja ser voluntário, a rádio disponibiliza um formulário de inscrição em seu site, disponível durante todo o ano. 

 

Mais informações

Rádio Paulo Freire

Site: https://sites.ufpe.br/rpf/

E-mail: rpf@ufpe.br

Instagram: @radiopaulofreire

Facebook: Rádio Universitária Paulo Freire

Youtube: Rádio Universitária Paulo Freire

 
Data da última modificação: 21/02/2020, 10:20