Notícias Notícias

Voltar

4ª Feira de Minerais e Rochas leva a beleza geocultural ao centro do Recife

A exposição ocupou todo o hall do Shopping Paço Alfândega com exposições de minerais e fósseis

O hall do Shopping Paço Alfândega foi tomado por diversos tipos de rochas: safiras, esmeraldas e, até mesmo, diamantes. O público que transitava  ali, se deparava com a exposição da 4ª Feira de Minerais e Rochas da UFPE, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de setembro.

Organizada pelo departamento de Geologia da UFPE, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Feira tem como objetivo aproximar a Geologia da sociedade. Nesta edição, com o lema “a Geologia trazendo conhecimento sobre materiais que fazem parte da sua vida”, os graduandos apresentaram os minerais brutos e lapidados na exposição, detalhando suas propriedades e seu uso no cotidiano. Vale destacar que além de material do laboratório de Geologia da UFPE, fizeram parte do acervo da feira peças de garimpeiros, joalheiros e de colecionadores. Um dos destaques da exposição é a Turmalina Paraíba: uma das pedras mais raras do mundo, encontrada apenas em cinco minas ao redor do planeta, estando 3 delas no Brasil. 

Além da exposição, o evento contou com palestras gratuitas sobre temas como: vulcões em Pernambuco, a origem dos minerais do Planeta Terra, geoeducação, cidadania e sustentabilidade, e erosão marinha. Foram ministrados também dois minicursos “Geocomunicação: divulgando a geodiversidade e o patrimônio geológico” e “Aplicação de rochas ornamentais na arquitetura e construção civil”, as únicas atividades pagas do evento. 

A programação também contou com atividades para crianças, música e entrega de brindes para pessoas com nomes de minerais, além de proporcionar experiências sensoriais para os visitantes, dando a oportunidade de experimentarem os sais minerais brutos, presentes na exposição.
 


Com temática mineralógica, os vestidos da estilista Natália Borges foram apresentados em desfile no encerramento da feira

O fechamento da feira contou com o desfile da estilista Natália Borges, que apresentou sua coleção de vestidos com inspiração mineral: todos os modelos possuem estampas que fazem alusão às belezas minerais, como diamantes e ametistas.  

As três primeiras feiras aconteceram dentro do campus da UFPE; em sua quarta edição, no aniversário de 60 anos do curso de Geologia  na UFPE, o evento ultrapassou os muros da universidade para se aproximar da sociedade: “as pessoas não têm ideia de como os minerais fazem parte da vida delas, desde o momento que você acorda até você ir dormir, você usou vários objetos que foram feitos a partir dos minerais. Então a gente se sente na responsabilidade de informar isso pra população, de como os minerais são importantes no nosso dia a dia e como a mineração é uma área importante para qualquer país crescer.”, afirma a organizadora do evento, Lucila Borges, do Departamento de Geologia do CTG-UFPE em entrevista ao "Papo na Ascom".

Mais informações
Departamento de Geologia
ester@ufpe.br
(81) 2126 7930

Data da última modificação: 22/09/2017, 10:18