“Corrida Solidária ao Haiti” encerra campanha de arrecadação para ajudar vítimas de furacão

O projeto Querido Haiti encerra a campanha “Ventos de Solidariedade ao Haiti” com a “Corrida Solidária”, que acontece no dia 22 de janeiro. A corrida de cinco quilômetros tem largada às 7h da manhã no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, e o valor arrecadado com as inscrições será convertido em cestas básicas no Haiti para ajudar pessoas que sofrem desde outubro de 2016 com a catástrofe causada pelo furacão Matthew. Os organizadores da Corrida Solidária ao Haiti convocam também pessoas interessadas em trabalhar voluntariamente na produção do evento no dia 22. Neste dia também haverá um ponto de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para ajudar pessoas do sertão pernambucano.

O furacão Matthew atingiu grande parte do Haiti em outubro de 2016, deixando mais de mil mortos e uma média de 1,4 milhões de pessoas em estado de vulnerabilidade. Famílias que viviam da pesca e de pequenas plantações tiveram tudo destruído e o abastecimento de comida e água potável ficou difícil. Jean Baptiste Joseph é haitiano e faz mestrado em Gerenciamento e Simulação de Petróleo na UFPE. Ele foi quem idealizou o projeto, e foi apoiado por outros estudantes da universidade que trabalharam junto com ele na campanha, que conseguiu em dois meses arrecadar quase R$ 10 mil, através de doações voluntárias, campanhas de financiamento coletivo na internet, rifas e vendas de camisas, canecas e ecobags. Este dinheiro foi convertido em itens básicos como água, alimento e vestuário, entregues em forma de kits a moradores da cidade de Jean-Rabel, no noroeste do país, a primeira vez ainda em outubro e novamente no dia 31 de dezembro. Todos os passos da campanha podem ser acompanhados pela página Querido Haiti no Facebook.

A Corrida de Solidariedade ao Haiti marca o fim da campanha, e o que for arrecadado vai ser convertido em kits básicos para ajudar pessoas que estão na cidade de Jeremias, no sul do Haiti, uma das áreas mais afetadas pelo furacão. No dia 22, em parceria com alunos de Ciências Biológicas, também haverá um ponto de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para ajudar pessoas do sertão pernambucano.

A inscrição para a corrida custa R$ 50 e pode ser realizada até o dia 18 de janeiro através do site http://queridohaiti.wixsite.com/campanha/eventos ou da plataforma http://corre10.com.br/site2016/eventos/calendario-visualizar.php?id=619, como também pode ser feita presencialmente na secretaria do Laboratório de Métodos Computacionais em Geomecânica (LMCG), no CTG. Os três primeiros a cruzarem a linha de chegada, masculino e feminino, receberão: troféu de corredor solidário; voucher de um mês de academia na Plataforma Academia ou EastyTeam e o Kit Querido Haiti, composto por caneca, camiseta e ecobag. Todos os inscritos ganharão medalha de participação.

Os organizadores do Querido Haiti precisam de voluntários para realizar a corrida. Os interessados em ajudar na organização do evento, assim como quem quiser mais informações sobre o projeto, devem entrar em contato com as organizadoras Iracema Calixto através do número (81) 98665-6466 e Laís Lopes pelo (81) 99828-8783.

Data da última modificação: 03/03/2017, 11:56