SNCT 2019 colocou diversidade e desenvolvimento sustentável em pauta

Foto por Tathiane Forão

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi estabelecida pelo Decreto de 9 de junho de 2004 e trata-se de um evento anual, de abrangência nacional, realizado sempre em outubro. Entre os dias 01 e 03 deste mês, a Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste da Universidade Federal de Pernambuco (Cecine/UFPE) sediou uma série de atividades pautadas pelo tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, escolhido para a 16ª edição do evento. O período oficial de realização da SNCT 2019 é de 21 a 27 de outubro, datas em que instituições como o Espaço Ciência também construíram suas programações.

Voltada para estudantes da educação básica, professores e interessados de maneira geral, a Semana tem como objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população através de uma linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a discussão das implicações sociais da área. Neste contexto, a programação contou com oficinas e mostras de trabalhos que permitissem o aprofundamento no conhecimento de temáticas como sustentabilidade, tecnologia, biologia e educação. Ademais, aspectos culturais e sociais fizeram parte das discussões, tornando o campo de reflexão ainda mais amplo e inclusivo.

Fotos por Tathiane Forão

No primeiro dia, o até então reitor Anísio Brasileiro e a pró-reitora de Extensão e Cultura Christina Nunes marcaram presença na cerimônia de abertura, em uma introdução do evento aos participantes. Aparecida Guilherme, coordenadora da Cecine, aproveitou o momento de grande importância pedagógica para encerrar a sua gestão. Em seguida, deu-se início aos três dias de intenso debate e troca de saberes, que incluíram oficinas como a “Compostagem: a forma certa de gerenciar o lixo orgânico”, com Layane Carmem, e “Viemos do macaco? Erros e confusões em relação à evolução”, com Wilson Dias.

A mostra de trabalhos, que aconteceu no dia 3 de outubro, contou com a participação de escolas da educação básica da região e de cidades próximas, tais como Limoeiro e Vitória de Santo Antão, além de grupos de pesquisa da UFPE e do IFPE. Foi um momento de estímulo ao diálogo e à troca de experiências, em que as equipes compartilharam suas vivências na pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos da educação básica passaram por avaliação e houve a premiação dos quatro trabalhos que receberam nota máxima, tendo os estudantes e professores envolvidos recebido calorosos cumprimentos de representantes da comunidade científica de Pernambuco.

Acesse Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Data da última modificação: 31/10/2019, 14:00