Voltar

Retrospectiva 2019: um ano de mudanças e conquistas

Neste ano de 2019, uma nova equipe assumiu a gestão da UFPE e, assim, novos pró-reitores. Entre eles Oussama Naouar, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, docente do Departamento de Letras, que ficará responsável pela administração da Extensão no período de 2019/2023. 

O ano começou com o marco da publicação da primeira resolução da extensão universitária aprovada pelo Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, homologada pela Portaria MEC, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Esse instrumento é um importante passo para o fortalecimento da extensão universitária. No mesmo sentido, a UFPE renovou em outubro a Resolução nº16/2019 que tem por objetivo atualizar as normas e procedimentos inerentes à extensão e cultura da instituição, considerando a resolução do MEC. Essas novas medidas têm como finalidade garantir o direito da comunidade acadêmica de participar cada vez mais de ações relacionadas à extensão e cultura. Ainda, no âmbito da UFPE, o  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou novas resoluções estabelecendo as normas para o reconhecimento e funcionamento das Ligas Acadêmicas nos cursos de Graduação; das Empresas Juniores, enquanto projeto de extensão; e da Rede de Museus e Coleções Visitáveis da UFPE.

A Proexc promoveu também, editais de fomento de programas, projetos, cursos e eventos de extensão para execução em 2019/2020. Além disso, foi substituído o edital de fluxo contínuo pelo edital de credenciamento de Ações de extensão (Acex). Essa iniciativa visa atender à nova resolução que estabelece a inserção da extensão nos Plano Pedagógico de Cursos (PPCs) de todos os cursos de graduação. Com isso, todos os estudantes da UFPE, a partir de 2021, terão a oportunidade de vivenciar a extensão, contribuindo para sua formação acadêmica. Além disso, houve também a concessão de bolsas de extensão e/ou apoio financeiro por meio do Edital Pibexc, cujo objetivo foi apoiar o desenvolvimento de programas/projetos de extensão e/ou pesquisa-ação. Ademais, diante das problemáticas referentes aos derramamento de óleo no litoral, a Proexc e Propesq publicaram, de forma inédita, em conjunto, um edital emergencial para o enfrentamento dos impactos causados pelo óleo que atinge as praias do estado de Pernambuco. Essa iniciativa demonstra compromisso social da Universidade com a sociedade, para enfrentamento de questões ambientais, que afetam toda a população no âmbito socioeconômico.

Não faltaram também ações relacionadas à cultura. A Diretoria de Cultura inaugurou a Rede de Museus, Coleções Científicas Visitáveis e Galerias de Arte, reunindo os integrantes do edital para apresentação da estruturação da Rede. A Rede de Museus contará com um espaço administrativo no Memorial de Medicina. Também, a Diretoria de Cultura tornou pública a segunda edição do Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2019/2020, com o objetivo de incentivar a produção artística da UFPE. O Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da UFPE, sediado no Benfica, em parceria com o Acervo Museológico Universitário (AMU), abriu as portas para a exposição "Futuramas: tradições e rupturas", que representou a Universidade na programação da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Outro acontecimento que ocorreu no Benfica foi o Curso de Teatro para a Terceira Idade, no Teatro Joaquim Cardozo, que promoveu a aproximação da sociedade em geral aos espaços de extensão da Instituição.

No mês de outubro, a Cecine recebeu propostas de oficinas e exposições de trabalhos para apresentação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu nesse espaço, nos dias 1, 2 e 3. Ainda em outubro, houve o lançamento do Catálogo Elegantia Juris: patrimônio Cultural e Artístico da Faculdade de Direito do Recife, que aconteceu no dia 3 e que contou com a presença de antigos gestores da Instituição. Já em novembro, ocorreu o processo seletivo para Mestrado Interinstitucional (MINTER), realizado pelo curso de Mestrado Acadêmico em Museologia e Patrimônio. A aula Inaugural realizada no dia 11, celebrou a união das Instituições UFPE e UniRio na formação do primeiro programa de pós-graduação na área de museologia e patrimônio.

Já em relação às ações registradas pela comunidade acadêmica, o projeto de extensão “Descarte correto de medicamentos" (DESCOMED) promoveu ações de intervenção, coleta de informações por meio de questionários e conscientização através de folders informativos sobre a forma correta de realizar os descarte de medicamentos não usados ou fora de validade. Já na Semana do Meio Ambiente, em 05 de junho, o projeto de extensão Incentífico, coordenado por Dijanah Cota Machado, promoveu uma ação em comemoração a data em frente ao Centro de Artes e Comunicação.Destaca-se também a primeira edição da competição amistosa Baja Mauritsstad, organizada pelo Projeto Mangue Baja UFPE. O evento foi realizado em agosto, nas dependências da UFPE, contando com 11 equipes da região Nordeste. 

Para além ações ligadas à tecnologia, mecânica e outras áreas do conhecimento, a Extensão esteve envolvida em atividades relacionadas à questões de bem estar e autocuidado. Como foi o caso de ações extensão referentes à prevenção ao suicídio, promovidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Programa de Resiliência e Prevenção ao Suicídio (PRPS) da UFPE, durante todo o mês de setembro.

O ano foi de mudanças também nas plataformas digitais da Proexc, ficamos de cara nova. Houve a implementação da ferramenta de geolocalização, tornando muito mais fácil procurar informações sobre como encontrar um curso, evento e/ou projeto de extensão, quais os requisitos e suas opções. 

Cada uma dessas atividades representa o engajamento e empenho de todas as equipes que fazem a extensão e a cultura dentro e fora da UFPE. A Proexc deseja que o ano que virá seja ainda mais frutífero e que a Extensão continue estreitando as relações entre a Instituição e a sociedade, democratizando ainda mais os conhecimentos produzidos por nossos docentes e discentes. 

 
Data da última modificação: 20/12/2019, 10:52