Voltar

QuarentenArt: Francisco Brennand

A cidade do Recife possui marcas indeléveis provocadas pela arte de Francisco Brennand (1927-2019). Celebrado ceramista e escultor, o recifense ajudou a compor um luxuoso “museu público e a céu aberto” na geografia da capital, a exemplo das 90 peças dispostas no Parques das Esculturas, próximo ao Marco Zero, além de diversos murais espalhados pela cidade: no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Biblioteca Pública do Estado, em várias edifícios e ruas do centro… A UFPE, inclusive, faz parte desse roteiro artístico, com o mural em azulejo pintado “Juventude Estudiosa”, de 1970 (e revitalizado em 1996), que preenche de forma imponente a fachada da nossa Reitoria.

No entanto, para dar início à série QuarentenArte selecionamos uma obra de Brennand que revela uma outra face artística e de igual potência: a de pintor. A obra “Canto d’Atelier”, de 1953, é um óleo sobre tela que expressa seu interesse pela natureza, tema bastante evocado nas suas pinturas, porém retratado aqui de forma menos fantasiosa e em linhas mais complexas. Chama atenção também os tons e sobretons mais escuros, que se contrapõem às cores vívidas de suas pinturas mais conhecidas. A peça faz parte da coleção do Centro Cultural Benfica da UFPE e perpetua a versatilidade desse mestre, cujo legado é resguardado pela Oficina Cerâmica Francisco Brennand, na Várzea, e pelo imaginário de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

 

 

A campanha QuarentenArte é uma ação de promoção das artes e de dicas culturais em tempos de quarentena, sempre às terças e quintas através das redes sociais da Proexc (@extensao.ufpe). 
 

Data da última modificação: 30/04/2020, 11:59