Voltar

Projetos multimídia do Centro Acadêmico do Agreste são destaques em 2020

Imagens: @soltesuavozufpe (esquerda) / @radiocordel (direita)

      

Marcas dos projetos "Solte sua Voz" e "Rádio Cordel" 

 

O Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA-UFPE), localizado em Caruaru, tem sido palco de iniciativas notáveis na área da comunicação em 2020. Os projetos de extensão “Solte Sua Voz” e “Rádio Cordel” são grandes destaques este ano e sua produção continua a todo vapor, realizada remotamente devido à quarentena. 

Os projetos são fruto do departamento de Comunicação Social do CAA e abordam temas em ciência, cultura e sociedade. Questões culturais e socioeconômicas de Caruaru, em especial, são bastante abordadas pelas iniciativas. Destaca-se o uso das plataformas virtuais na produção, o que torna os conteúdos ainda mais atuais e acessíveis. 

O “Solte Sua Voz” e o compromisso social

O “Solte Sua Voz: os invisíveis midiáticos” oferece visibilidade midiática para grupos sociais negligenciados pela mídia tradicional, contribuindo para democratizar a informação. O “Solte Sua Voz” é produzido por estudantes de Comunicação do CAA e orientado pelas professoras Carolina Paz e Giovana Mesquita. 

Trata-se de uma iniciativa multimídia, com conteúdo em formato de vídeo, áudio, texto e outras linguagens. O  projeto utiliza o Instagram como uma de suas principais plataformas de interação e divulgação. Durante a atual pandemia, estão sendo veiculados depoimentos de moradores de comunidades, sobre as dificuldades enfrentadas diante dessa situação. 

Imagem: @soltesuavozufpe

Logomarca da programação do "Solte Sua Voz" durante a quarentena 

 

O Instagram do projeto também veicula quadros como o “Ações do Bem” e o “Solte Informa”, que divulgam informações de interesse social. Outra iniciativa notável do projeto é o “Santos Conectados no Combate à COVID-19”, obra multimídia realizada durante o mês de junho, que apresenta os santos juninos combatendo a COVID-19.

 

Imagem: @soltesuavozufpe

Cartas do projeto multimídia "Santos conectados no combate à COVID-19"

 

O “Santos Conectados no Combate à COVID-19” utiliza a relação afetiva do povo nordestino com as festas juninas para orientar sobre os riscos da doença. A obra é formada por HQs e uma radionovela, veiculadas online nos dias comemorativas dos santos: 13, 24 e 29 de junho. 

Rádio Cordel: uma ponte entre o CAA e a sociedade

Em operação desde 2018, o projeto “Rádio Cordel: na frequência do Agreste” é produzido por professores e alunos do CAA, assim como o “Solte Sua Voz”. A Rádio é um espaço de diálogo entre o meio acadêmico e a população, informando a sociedade sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus e trazendo outros conteúdos importantes. 

A Rádio Cordel é coordenada pelas professoras Sheila Borges e Giovana Mesquita. Alunos dos 3º, 5º e 7º períodos do curso de Comunicação atuam na produção dos diversos programas do projeto. A rádio, atualmente, é veiculada nas plataformas digitais, mas futuramente se tornará a primeira “rádio poste” do CAA. 

A rádio utiliza plataformas digitais tanto para divulgação (Instagram) como para veiculação de seus programas (Spotify). A programação conta com quadros sobre esportes, música, turismo, informação e entretenimento, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, está em vigência uma programação especial sobre o distanciamento social e a COVID-19.

No mês de junho, o projeto abordou conteúdos especiais, como o quadro "Crônicas Cantadas do País do São João", que traz o clima típico das festas juninas para as casas dos ouvintes através de pequenas histórias, e os quadros "São João 90" e “São João 2020”, que falam, respectivamente, sobre o São João de Caruaru nos anos 1990 e nos dias atuais. 

 

Imagens: @radiocordel 

     

Cards de divulgação de episódios dos programas 'Crônicas Cantadas" e "São João 90"

 

Uma boa alternativa para a quarentena 

Com uma variedade de conteúdos e compromisso sociocultural, os projetos “Solte Sua Voz” e “Rádio Cordel” são uma alternativa enriquecedora e acessível para passar o tempo na quarentena. Você pode acessar o conteúdo dos projetos através dos perfis no Instagram: @radiocordel e @soltesuavozufpe. O “Solte Sua Voz” também está disponível no Facebook, em www.facebook.com/projetosoltesuavoz. Acesse as redes sociais dos projetos e fique sempre atualizado sobre as novidades. 

Data da última modificação: 30/06/2020, 16:31