Voltar

Projeto oferece acompanhamento, reabilitação e inclusão social para pacientes com afasia

    

Equipe e pacientes do projeto em atividades no Departamento de Fonoaudiologia no período pré-pandemia (Foto: Divulgação/@afasiaufpe)

A afasia é um distúrbio de linguagem que ocorre por conta de lesões cerebrais e que prejudica capacidade de comunicação dos indivíduos afetados. Visando melhorar a qualidade de vida de pacientes afásicos, o projeto de extensão “Inovações Terapêuticas na Reabilitação da Afasia” oferece diversas ações destinadas a eles, desde o diagnóstico até a realização de grupos de apoio.

Segundo as professoras da UFPE Ana Cláudia de Carvalho Vieira e Maria Lúcia Gurgel da Costa, que integram a equipe do projeto, a iniciativa tem como objetivo “desenvolver um programa de acompanhamento, reabilitação e ações de inclusão social e resiliência junto a afásicos e familiares”. 

 

    

Visitas organizadas pelo projeto ao Museu Cais do Sertão e ao Jardim Botânico do Recife (Fotos: @afasiaufpe)

Durante o período que antecedeu a pandemia, os pacientes afásicos eram acompanhados pela equipe na Clínica de Fonoaudiologia Professor Fábio Lessa. Com o distanciamento social, foram estabelecidas novas estratégias para atender o grupo com a proposta de atividades dirigidas pelo blog e pelo instagram, além de atividades semanais do grupo de afásicos através da plataforma Google Meet e no grupo do WhatsApp.

Com a perspectiva do retorno às atividades presenciais e a intenção de acompanhar os pacientes de forma abrangente, o grupo propõe voltar a atuar de várias formas. Na Clínica Fábio Lessa, serão oferecidas ações como plantão semanal para orientação e encaminhamento dos pacientes, além de triagens e diagnósticos de afasia. Também serão realizadas oficinas e atividade em grupo para os afásicos e suas famílias.

Além disso, a reabilitação dos pacientes é promovida através de outras ações, como a realização de atividades culturais, visitas a museus e parques, e a promoção de ferramentas e estratégias complementares de linguagem, como sistemas alternativos de comunicação.

O projeto “Inovações Terapêuticas na Reabilitação da Afasia” é uma iniciativa do Departamento de Fonoaudiologia e faz parte do programa de extensão “Doenças e Fatores de Risco Cardiovasculares: prevenção, diagnóstico precoce e tratamento”. Para saber mais informações, acesse o Instagram (@afasiaufpe) e blog (gcaufpe2020.wixsite.com/website) do projeto.

Data da última modificação: 21/10/2020, 11:02