Voltar

Projeto No Bairro Tem! conecta população e comerciantes de bairro na quarentena

 

Implantado desde o mês março devido à pandemia do novo coronavírus, o isolamento social é uma medida totalmente necessária para o combate à doença, mas que também gera diversos desafios para a população. Confinados dentro de suas casas, boa parte dos cidadãos tem tido dificuldades para comprar alimentos, medicamentos e outros insumos necessários sem sair de casa. Para ajudar nessa tarefa, a população agora pode contar com o site “No Bairro Tem!”, projeto de extensão da UFPE que reúne alternativas de serviços de entrega disponíveis no Recife. 

O projeto foi criado pelo professor de Gestão da Informação da UFPE Fábio Mascarenhas e por Reginaldo Silva, estudante do curso, visando ajudar na conexão entre os consumidores confinados em suas casas e os comerciantes. Em meio a uma situação que pede o distanciamento social em larga escala, a opção de entrega em domicílio se tornou fundamental para as famílias durante a quarentena. A iniciativa tem como objetivo divulgar os serviço do tipo oferecidos por negócios formais e informais. Um dos principais focos são os chamados negócios “de bairro”, bastante afetados economicamente por fecharem as portas ao atendimento presencial durante a quarentena. 

Os negócios “de bairro” frequentemente não possuem estrutura para criar plataformas on-line próprias para divulgação dos serviços e realização dos pedidos, como tem sido feito por grandes redes de comércio. Vários comerciantes divulgam seus serviços de entrega nas redes sociais por conta própria, mas acabam disputando a atenção do usuário com diversos outros tipos de conteúdo. O projeto “No Bairro Tem!” busca justamente proporcionar um acesso mais fácil a esses serviços, oferecendo um site único onde todos os negócios cadastrados podem ser facilmente acessados pelos consumidores.

O site “No Bairro Tem!” (nobairrotem.com.br) tem funcionamento simples e intuitivo. Os consumidores podem buscar o tipo de mercadoria que procuram através de palavras-chave, como “pizza” ou “sushi”. Há também a opção de pesquisar utilizando filtros do tipo de estabelecimento, com opções que vão desde Farmácias e Mercearias até Assistência Técnica e Papelaria. Na área de cada estabelecimento, o consumidor tem acesso a informações sobre o negócio, como formas de pagamento e links para contato via redes sociais. O cadastro de negócios de toda a Região Metropolitana do Recife no site pode ser feito pelos próprios comerciantes, de forma totalmente gratuita. 

Em meio ao isolamento social, a comunicação é ainda mais fundamental e o “No Bairro Tem!” facilita esse processo. Consumidor ou comerciante, você pode usufruir dessa iniciativa. Acesse nobairrotem.com.br e aproveite!