Voltar

Projeto Memória da Democracia em Pernambuco organiza arquivo eleitoral do TRE-PE

As eleições são fundamentais para a democracia moderna e para suprir cada vez melhor as demandas sociais, é importante olhar para seu passado. O projeto de extensão “Memória da democracia em Pernambuco: ação para organizar, preservar e disponibilizar ao público a documentação do Tribunal Regional Eleitoral  de Pernambuco(TRE-PE)” viabiliza esse olhar organizando e divulgando a memória eleitoral do estado. 

O “Memória da democracia em Pernambuco” é uma parceria do Departamento de História da UFPE com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Graduandos do curso de História da UFPE realizarão a higienização, à identificação e à catalogação de parte do acervo do arquivo do TRE, divulgando-o posteriormente. 

Segundo os organizadores, o projeto busca “contribuir para formação dos graduandos do Curso de História da UFPE por meio: do exercício prático da arquivologia, da pesquisa histórica em arquivos e de uma ação cidadã que atende a demanda tanto de uma instituição pública quanto da sociedade.”

Após o tratamento do acervo, a equipe do projeto produzirá uma publicação baseada no mesmo, tendo como objetivo o ensino de História. Os documentos catalogados também poderão ser acessados no site e no arquivo do TRE, abertos ao público em geral. A conclusão da catalogação está prevista para 2021. 

O projeto “Memória Eleitoral de Pernambuco” é uma iniciativa da UFPE que visa contribuir ao acesso de pesquisadores, público geral e funcionários do TRE ao importante acervo do mesmo.

 

Data da última modificação: 05/08/2020, 14:03