Projeto Língua Solta leva atendimento gratuito para crianças de 0 a 3 anos

Em 2014, o Governo Federal elaborou uma medida provisória, correspondente à lei nº 13.002 de Junho de 2014, que versa sobre a obrigatoriedade do teste da linguinha. Este teste consiste na avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos, com o intuito de verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa, objetivando evitar futuras dificuldades como má-formação, fonação, deglutição e problemas psicossociais.

Tendo em vista a importância da difusão do teste, o “Projeto Língua Solta: a serviço da comunidade e pela saúde dos bebês”, formado de uma parceria entre o Departamento de Odontologia e o Departamento de Fonoaudiologia da UFPE, oferta o atendimento gratuito do teste da linguinha e da cirurgia lingual. O público são crianças de 0 a 3 anos, encaminhadas de diversos serviços públicos de saúde.

Os atendimentos são realizados na Clínica C, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial, da UFPE, além de serem realizadas visitas nas maternidades públicas do estado, onde são realizados testes da linguinha e distribuição de cartilhas sobre o Língua Solta. As atividades visam prestar um serviço assistencial e resolutivo, além de somar com o desenvolvimento profissional, educacional e humanitário dos discentes de Odontologia e Fonoaudiologia da Instituição. No entanto, com a atual pandemia, os atendimentos estão sendo feitos remotamente. Caso os pacientes necessitem de atendimento urgente, serão direcionados para outras instituições públicas parceiras do projeto.

Os estudantes extensionistas, em conjunto com profissionais da Odontologia e Fonoaudiologia, irão aprender como realizar o diagnóstico e, caso haja necessidade, o procedimento cirúrgico. Outra atividade proposta pelo Língua Solta é o desenvolvimento de materiais para informação, apresentações de trabalhos do projeto em congressos e elaboração de artigos científicos sobre o Língua Solta. Essas capacitações de alunos serão feitas de maneira remota, por meio de atividades síncronas e assíncronas, tendo em vista as recomendações de isolamento social.

A seleção dos participantes do Língua Solta será feita forma online pelo Instagram do projeto:@projetolinguasolta

Email: acsaodonto@gmail.com

Data da última modificação: 12/08/2020, 21:43