Voltar

Projeto Hígia PE produz escudos faciais para profissionais da área de saúde

O Departamento de Expressão Gráfica, a partir do Laboratório do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (GREA3D), junto a um grupo de docentes e discentes, apresenta uma proposta de extensão voltada para a produção de Escudos Faciais para o combate ao coronavírus (COVID-19). 

Nesse processo, a equipe irá inserir as tecnologias de fabricação digital como ferramentas de apoio ao processo criativo na produção de EPIs. Além disso, eles se apoiam em um conjunto de atividades de colaboração que já vem sendo desenvolvidas entre pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. As atividades desenvolvidas no Grea3D estão voltadas ao ensino, a pesquisa e aos projetos de extensão. Em todas essas dimensões os discentes são estimulados a participar e se envolver nas soluções dos problemas propostos. Com essa dinâmica, o grupo promove experiências indissociáveis na aprendizagem e primordiais para formação pessoal e profissional de todos os atores envolvidos.

O projeto já ultrapassou do marco de 2000 Protetores Faciais produzidos através da fabricação digital que foram distribuídos nos hospitais de Pernambuco. Além do atendimento à comunidade externa, o projeto traz aos discentes do Departamento de Expressão Gráfica a ampliação das oportunidades de aprendizagem, pesquisa e trabalho, viabilizando a identificação de desafios e estabelecendo compromissos de corresponsabilidade com o cuidado com a vida das pessoas, famílias, grupos e comunidades, para que se tornem profissionais com postura socialmente responsável. A interação direta com colegas, professores e comunidade, torna o profissional mais crítico acerca dos problemas sociais e impulsiona-o a exercer sua profissão com mais cidadania. 

Mais informações: 
Sadi da Silva Seabra Filho (sadi.ufpe@gmail.com)
https://www.projetohigia.com.br/ 
https://www.instagram.com/projetohigia_pe/ 

Data da última modificação: 06/05/2020, 17:45