Projeto fornece apoio a crianças com Transtorno do Espectro Autista através do uso de comunicação alternativa

A chegada da pandemia da COVID-19 trouxe novos desafios para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pais e;ou cuidadores. O distanciamento social, apesar de necessário para a prevenção quanto à COVID-19, em muitos casos aumentou as dificuldades de comunicação, sociabilidade e aprendizado escolar.

Para diminuir esse impacto, o projeto de extensão da UFPE O uso da Comunicação Alternativa (CA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) promove o uso desse modelo comunicativo buscando melhorar a qualidade de vida das crianças e sua vida estudantil.

A equipe do projeto irá planejar estratégias de apoio a 10 crianças com TEA matriculadas em uma escola municipal do Recife e também a seus responsáveis e  cuidadores, buscando facilitar a comunicação e a aprendizagem dos conteúdos escolares através do uso da comunicação alternativa (CA).

Esse método busca ampliar a habilidade comunicativas de pessoas com alterações na fala, na escrita ou dificuldades comunicativas, o que inclui pessoas que estão no espectro autista. A CA utiliza símbolos, cores e outras estratégias alternativas para gerar uma melhor compreensão e aprendizado.

A equipe do projeto, que inclui estudantes de Pedagogia da UFPE, será treinada sobre o TEA e a CA. Depois, haverá a realização de uma triagem com os pais/cuidadores sobre as características comunicacionais e comportamentais da criança, que serão levadas em conta para planejar melhor como se dará a assistência.

Serão realizadas atividades remotas com as crianças introduzindo o uso da CA e também ações de conscientização com os pais e cuidadores sobre a importância do método e seu impacto na habilidade de comunicação e socialização da criança.

O projeto O uso da Comunicação Alternativa (CA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma iniciativa do Centro de Educação da UFPE, em parceria com o curso de Fonoaudiologia da UFPE e o Centro de Informática (CIn).

Mais informações:

Profª Rafaella Siqueira (coordenadora do projeto): rafaellaasfora@gmail.com