Projeto do CAV desenvolve triagem sorológica e instrução sobre métodos de Biossegurança

Um dos pilares mais importantes na área da saúde é o conhecimento dos métodos e técnicas de Biossegurança. Esses métodos auxiliam não apenas na proteção do profissional da saúde, que está a todo momento exposto a contaminações, como também ao público em geral, na prevenção de doenças altamente transmissíveis, que podem facilmente ser evitadas com a aplicação dos protocolos hospitalares.

Utilizando do princípio da indissociabilidade universitária entre extensão, ensino e pesquisa, o projeto “Biossegurança em Foco: Ações de prevenção e triagem sorológica para Sífilis e infecções causadas por HIV, HBV e HCV” produz ações de divulgação científica, prevenção e biossegurança com Acadêmicos dos cursos do CAV/UFPE, presidiários, usuários de unidades de saúde de Vitória de Santo Antão e alunos do IFPE. O projeto já está em seu sexto ano de atividade e é coordenado pela Professora Isabella Macário Ferro Cavalcanti, contando com uma equipe de alunos dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas.

Inicialmente, o projeto foca no ensino dos alunos quanto aos procedimentos de Biossegurança e proteção no ambiente hospitalar. Conhecimentos estes que serão aplicados e desenvolvidos durante o processo de triagem sorológica realizada com o público. E também nas palestras e atividades sobre a prevenção e cuidados relacionados à estas doenças.

Para mais informações:

Contato: isabella.cavalcanti@ufpe.br