Projeto desenvolve aulas Afrocentradas de Inglês

Na sociedade globalizada em que vivemos, ter domínio de um segundo idioma como o Inglês se tornou pré-requisito em entrevistas para o ingresso no mercado de trabalho. No topo das classes que visam a mobilidade social temos as pessoas pretas, historicamente prejudicadas e que pelo racismo estrutural possuem ainda hoje grandes dificuldades. Além dos fatores econômicos e sociais, o ensino de qualidade da língua Inglesa mesmo quando possível para pessoas pretas, projeta realidades e métodos não-racializados.

Como uma alternativa no ensino do Inglês, surge o projeto Inglês Afrocentrado, que traz recortes focados em teorias africanas e afrodiaspóricas. Criado em 2019 e funcionando digitalmente durante o período de isolamento social,  o projeto é realizado pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais/UFPE (LABERER), em parceria com o Curso de Inglês Aya Education, o Laboratório de Gestão, Política de Saúde, Esporte e Lazer/ UFPE (LABGESP), a Biblioteca Setorial do CE e a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

O projeto é direcionado a estudantes, técnicos e docentes do Laberer e do Labgesp, mulheres negras do movimento social de Pernambuco e estudantes de cotas raciais da graduação.

Massa, né? Para mais informações informações:

Instagram - @educationaya

Instagram - @labererufpe