Projeto de extensão lança e-book A reconstrução histórica do Serviço Social no Nordeste

O projeto de extensão da UFPE "Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE)" anuncia o lançamento do e-book gratuito "A reconstrução histórica do Serviço Social no Nordeste (2021), disponível em bit.ly/ServiçoSocialNE. O livro representa mais uma contribuição do projeto para o conhecimento sobre as particularidades históricas do Serviço Social, em especial daquelas tendências que tipificam a trajetória da profissão nesse estado, mas também no Nordeste.

Os textos constituem o resultado de estudos exploratórios avançando na apreensão de dimensões na trajetória do Serviço Social em Pernambuco até então inexploradas. A esse conjunto, agregam-se sistematizações oriundas de pesquisas sobre o desenvolvimento do Serviço Social no Nordeste; as contribuições de docentes de outros estados, que permitiram alargar o raio de mirada sobre a trajetória regional da profissão; além das sínteses teóricas derivadas de uma pesquisa de mestrado em andamento, dedicada às particularidades regionais do processo renovador no Nordeste. Dentre os artigos publicados, apresenta-se um estudo sobre a atuação de Paulo Freire na Escola de Serviço Social de Pernambuco, explorando os primórdios da Educação Popular. A divulgação colabora com as celebrações do centenário do educador.

Sobre o projeto: O Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE) tem como objetivo geral fortalecer a memória e o conhecimento da história do Serviço Social em Pernambuco entre os anos 1940 e 1980. É planejado e executado por docentes e discentes do Curso de Serviço Social da UFPE, com metodologias de aulas expositivas-dialogadas e pesquisa documental e de campo. Volta-se para um público de estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social, docentes e pesquisadores, assistentes sociais e membros das entidades corporativas da profissão.

Mais informações:

Data da última modificação: 29/07/2021, 13:18