Voltar

Projeto de extensão do CAA produz antissépticos para população do agreste de Pernambuco

Com o avanço global da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), profissionais de diversas áreas do conhecimento discutem estratégias mais eficazes de controle da pandemia, já que ainda não há nenhuma vacina que combata o vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a medida mais eficiente no momento é o isolamento social. É recomendado também a constante higienização das mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel, para que dificulte ainda mais a propagação do coronavírus. 

Observando essa problemática social, uma equipe de docentes, discentes e comunidade externa do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, formaram juntos o projeto de extensão “Produção de Antisséptico Para Proteção no Combate ao Novo Coronavírus”, com o objetivo de produzir álcool 70 líquido e álcool 70 em gel  para distribuição gratuita. O projeto, coordenado pelo Prof. Gilson Lima da Silva, Vice-Diretor do CAA/UFPE, conta com a participação de estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Civil e de Produção da UFPE. 

Levando em conta a alta demanda do álcool em gel e seu valor muitas vezes inacessível para pessoas de baixa renda, a ação visa a distribuição da solução para comunidades carentes da região agreste do estado de Pernambuco, dentre elas: Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e outras. Além de atender essas cidades, o projeto também tem como proposta a distribuição do álcool para os profissionais da saúde que estão atuando ativamente no combate à COVID-19.

A produção do antisséptico tem previsão de iniciar na terceira semana de maio deste ano. Para isso, a equipe adotará uma metodologia de produção recomendada pela OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Num primeiro momentos os alunos envolvidos no projeto irão participar, de maneira orientada e remota, da elaboração de manuais técnicos, orçamento, pesquisa bibliográfica, etc. Para minimizar os riscos, a equipe do projeto está tomando medidas sanitárias necessárias no ambiente de produção do álcool, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), além da higienização do laboratório. 

O grupo também está envolvido na elaboração de um Manual Técnico de Produção, com todos os procedimentos baseados na teoria de melhores práticas laboratoriais. Dessa forma, o projeto tem uma atuação direta e importante não apenas na comunidade externa da Universidade, como também gera contribuições científicas capazes de fazer a diferença em nossa atual realidade.

 

Mais informações

Produção de Antisséptico Para Proteção no Combate ao Novo Coronavírus

E-mail: glimasilva21@yahoo.com.br

Data da última modificação: 06/05/2020, 14:49