Projeto contribui com educação de alunos da rede pública de ensino sobre infecções parasitárias

Foto: Unsplash

As infecções parasitárias são um grande grupo de doenças que vai desde Doença de Chagas até a escabiose (infestação por piolhos). Elas representam um problema significativo na saúde pública brasileira, o que torna necessário o conhecimento delas e de sua prevenção desde cedo.

Por isso, é fundamental que os estudantes de ensino básico do país possam aprender da forma mais completa possível sobre essas doenças, o que muitas vezes não se concretiza em escolas públicas devido à falta de laboratórios e materiais de pesquisa.

Para contornar essa situação, o projeto de extensão da UFPE “Educação em Saúde e Educação para a Saúde como Estratégias no Conhecimento e Prevenção das Endemias Parasitária em Pernambuco” promove aos alunos ensino médio e fundamental da rede pública uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre essas parasitoses de forma diferenciada e completa.

Como o seu nome já atesta, o projeto tem como grande objetivo promover a educação “em saúde” e “para a saúde”, permitindo que alunos de cursos de saúde da UFPE e estudantes do ensino básico público possam construir juntos aprendizados sobre a área da parasitologia, através métodos práticos e interessantes de aprendizado.

As estratégias de intervenção didática serão definidas pelos graduandos participantes como parte da disciplina de Parasitologia, ministrada para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFPE.

Após a devida pesquisa e elaboração de métodos como jogos, oficinas e rodas de perguntas, as mesmas serão aplicadas com os alunos, que também poderão visitar Laboratórios da UFPE para aprender sobre as parasitoses através de técnicas como a observação dos parasitas em microscópios.

O projeto “Educação em Saúde e Educação para a Saúde como Estratégias no Conhecimento e Prevenção das Endemias Parasitária em Pernambuco” é uma iniciativa do Departamento de Medicina Tropical da UFPE.

Mais informações:

Profº André de Lima Aires (coordenador do projeto): andrelima26@gmail.com